Número de conversões de GNV cresce 113% no primeiro semestre em São Paulo

A alta de preços dos combustíveis líquidos, principalmente no último trimestre de 2015, fez disparar o interesse pelo Gás Natural Veicular (GNV) em São Paulo. No primeiro semestre, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) registrou recorde no número de conversões de veículos para o GNV na série histórica do período desde o ano de 2011, quando os números passaram a ser tabulados.

Somente entre janeiro e junho, a Comgás anotou 3.483 conversões, um crescimento de 113,55% em relação ao acumulado no primeiro semestre de 2015. Esse número representa 98,9% dos 3.527 obtidos em todo o ano de 2015 em sua área de concessão (Grande São Paulo, Campinas e região, Vale do Paraíba e Baixada Santista).

O principal atrativo é a economia proporcionada a quem usa o GNV, que chega a ser de 53% frente à gasolina e de 50% frente ao etanol. O custo médio do quilômetro rodado com GNV é de R$ 0,16 enquanto com etanol é de R$ 0,32 e de R$ 0,35 com a gasolina, de acordo com preços uma média dos preços registrados no primeiro semestre pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Isso significa que, com R$ 50, quem roda opta pelo GNV consegue rodar 308 km, enquanto com gasolina esse mesmo valor permite percorrer 144 km e com o etanol apenas 154 km. Muitos motoristas profissionais e mesmo particulares passaram a fazer essa conta e estão descobrindo que o GNV proporciona um rendimento muito maior por quilômetro rodado”, explica o gerente de GNV da Comgás, Ricardo Vallejo.

Oito coisas que você precisa saber sobre o GNV

Economia:
O GNV é comercializado em metros cúbicos enquanto o etanol e a gasolina são precificados em litros. Por isso, o que conta não é o preço da bomba, mas o rendimento. E o GNV proporciona um rendimento superior. Na comparação do custo por quilômetro rodado com o de combustíveis líquidos, a economia do GNV supera em média o patamar de 50% no Estado de São Paulo.

Investimento:
O custo de uma conversão pode variar conforme a oficina. Atualmente, custa em torno de R$ 3.990 – valor pode ser financiado em todas as instaladoras. O investimento é amortizado pela economia mensal. Quem roda aproximadamente 2.000 km/mês, por exemplo, pode recuperar o valor em um ano e usufruir integralmente da economia nos anos seguintes.

Performance:
Com o Kit GNV de Geração 5, totalmente eletrônico, a performance do carro praticamente não é alterada – a perda de potência é de apenas 3%, algo imperceptível até para um piloto profissional. Não há prejuízos para o motor.

Manutenção:
O Kit GNV de Geração 5 eliminou problemas como o ressecamento de mangueiras ou a necessidade de troca constante de velas. A partida do veículo é realizada pelo combustível original. Após o motor atingir a temperatura ideal, que gira em torno de 90ºC, o gás entra em operação. A manutenção segue o estabelecido no manual do veículo, sem necessidade de manutenção adicional.

Conversão:
É fundamental fazer a conversão em uma oficina certificada pelo Inmetro. Existe um selo criado em 2007 para certificar que as instaladoras de GNV atendem aos critérios de segurança, qualidade e padronização necessários para a instalação do sistema. A certificação é realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás, consórcio entre o Senai e a Petrobras.

Segurança:
O combustível é muito seguro. Menos inflamável que a gasolina ou o etanol, o GNV é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente em caso de vazamento. Os equipamentos do Kit GNV Geração 5 seguem padrões internacionais de qualidade e segurança. O cilindro de GNV é projetado com o mesmo material e normas, por exemplo, de um cilindro de oxigênio hospitalar.

Rede de Postos:
A Comgás tem uma de rede de 271 postos com a opção do GNV em sua área de concessão (Grande São Paulo, Campinas e região, Vale do Paraíba e Baixada Santista). Somente no município de São Paulo são aproximadamente 150 postos. Existe um aplicativo para celular (IOS e Android) que permite encontrar o posto mais próximo de GNV, bem como calcular a economia em relação a outros combustíveis.

Meio Ambiente:
Os veículos movidos a gás natural veicular reduzem a emissão de poluentes. O GNV emite em média 15% a menos de CO2 em relação ao etanol e 20% a menos na comparação com a gasolina, de acordo com teste homologado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

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