Bosch apresenta sistema que aciona eletronicamente a embreagem no Congresso SAE

A Bosch, presente globalmente no fornecimento de tecnologias e serviços, promoveu testes drives em um veículo protótipo equipado com o electronic Clutch System (e-Clutch) – sistema que aciona eletronicamente a embreagem -, durante o 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que ocorreu entre 25 e 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O e -Clutch é um sistema que aciona a embreagem de forma eletrônica e a troca da marcha é realizada manualmente. A tecnologia possibilita a economia de combustível de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada. Além disso, o sistema apresenta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).

Já a economia de combustível ocorre por meio do Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão, porém a marcha permanece engatada, de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo.

A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. Todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema. O e-Clutch pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes e a previsão que esteja disponível no mercado em até dois anos.

Deixe uma resposta