Scania apresenta ônibus movido a gás natural

A Scania lançou mundialmente na Busworld, principal feira de ônibus do mundo, o primeiro veículo biarticulado com motor Euro 6 a gás natural para sistemas de transporte urbano. A novidade foi divulgada na cidade de Medellín na Colômbia, no mês de dezembro. O biarticulado da Scania é o primeiro veículo de ampla capacidade de passageiros a cumprir a norma Euro 6 – a mais exigente do mundo, que reduz significativamente as emissões de poluentes – e opera a gás natural, um combustível sustentável.
O novo veículo surge como solução ideal para os sistemas de transporte de passageiros de alta demanda e posiciona a multinacional sueca como potencial líder em soluções de transporte sustentáveis. Com a apresentação do biarticulado, a Scania oferece ao mercado um veículo que reduz as emissões de ruídos e de gases contaminantes, um dos principais problemas de saúde pública das grandes cidades.
O novo biarticulado conta com um motor dedicado para gás natural e/ou biogás. O veículo foi submetido a provas em Bogotá, acompanhadas por técnicos da Universidade Nacional da Colômbia, que constataram o baixo nível de emissão de poluentes – além de cumprir com a norma Euro 6, emitem 70% menos contaminantes que um veículo Euro 6 a diesel. Com o gás natural veicular (GNV), os intervalos de manutenção dos veículos são maiores. Além disso, os ônibus Scania Euro 6 a gás atendem aos planos de descontaminação das cidades, pois suas emissões sonoras são dez vezes inferiores propulsados às dos movidos a diesel.
“A nova linha de motores a gás Scania traz duas vantagens técnicas muito importantes: a primeira é que está preparada para trabalhar em altitude sem perder torque ou potência. A segunda é que tem alta tolerância a variações na especificação do combustível, razão pela qual pode trabalhar com distintas qualidades de gás natural sem demandar ajustes no motor”, explica Benoit Tanguy, diretor-geral da Scania na Colômbia.
O ônibus biarticulado Scania tem 27 metros, capacidade para 250 pessoas, o equivalente a 125 carros com dois passageiros cada, oferecendo alto rendimento e economia, tanto no consumo de combustível quanto na manutenção.

Deixe uma resposta