De onde veio o primeiro automóvel do mundo

O primeiro automóvel foi fabricado na França, no ano de 1769, pelo engenheiro militar e inventor Nicolas-Joseph Cugnot. O carro, chamado de Fardier à vapeur e com pretensões militares, tinha três rodas e motor que era movido a vapor. Sua velocidade média era de 4 km/h. Os primeiros resultados, entretanto, não foram tão bem sucedidos e terminaram em acidentes, alguns até mais graves. Com o início da Revolução Francesa, o inventor, militar durante a monarquia, se exilou e foi viver em Bruxelas, BélgicaNicolas retornou após alguns anos para a França, e faleceu no dia 2 de outubro de 1804.

Já em 1885, um engenheiro alemão chamado Karl Friedrich Benz patenteou o primeiro carro, chamado de Motorwagen, com motor movido a gás e velocidade máxima de 16 km/h. Quem fez a primeira viagem no carro foi sua esposa e ajudante durante o projeto, Bertha Benz que levou seus dois filhos com ela. 

 Curiosidades

  • O primeiro automotor era chamado de carroça por ter duas rodas de madeira atrás e uma na frente que substituía o cavalo .
  • Fardier à vapeur pesava cerca de 2,5 toneladas.
  • O Rei Luís XV da França concedeu a Cugnot uma pensão de 600 livres (libras) por ano pela sua invenção e  o experimento foi julgado interessante o suficiente para manter a fardier no Arsenal até transferi-la para o Conservatoire National des Arts et Métiers em 1800, onde ainda pode ser vista hoje.
  • Bertha Benz em sua primeira viagem, foi nos farmacêuticos que forneciam benzina para alimentar o motor e sapateiros ajudavam a arrumar os freios (de couro).
  • A Benz & Cia. criada por Karl Benz, não só se tornou a primeira linha de montagem como também se tornou a maior do mundo no início do séc. XX.
  • Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome “Benz” à marca Mercedes. Acrescentou uma auréola à volta da estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu símbolo e que dura até aos dias de hoje.
  • Karl Benz faleceu no dia 25 de novembro de 1844 com 84 anos e Bertha no dia 3 de maio de 1849 com 95 anos.

Nicolas_Cugnot-automotive

Karl_Benzpost

 

 

Vídeo abaixo conta história de Karl Benz e sua esposa Bertha Benz.

                https://www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/classic/museum/a-girl-called-mercedes-2/

 

Deixe uma resposta