Grupo Universal/Univel lança o 1º E-commerce B2B para a Reposição

O Grupo Universal/Univel realizou, no dia 27 de janeiro, em sua sede em Osasco-SP, evento para o lançamento de seu e-commerce B2B – que permitirá vendas somente para empresas cadastradas previamente como compradoras. Entre os convidados, estiveram executivos do Grupo, alguns de seus principais clientes e a mídia especializada.

O lançamento da plataforma virtual de vendas, que é a primeira no formato B2B no Setor de Reposição, foi uma oportunidade de fazer ajustes na ferramenta antes da liberação integral do acesso, que está prevista para o dia 10 de fevereiro. Os clientes convidados testaram o e-commerce e puderam relatar as dificuldades encontradas para que sejam ajustadas antes da liberação do acesso.

Segundo a Universal, que aproveitou a proximidade com a comemoração de seus 40 anos para o lançamento, o e-commerce faz parte da vontade da empresa de se manter na vanguarda do segmento, apostando no pioneirismo e modernização.

Como vai funcionar o E-commerce da Universal

A Loja Virtual do Grupo Universal/Univel operará no formato B2B (Business to Business). Será basicamente uma ferramenta de vendas voltada exclusivamente para Pessoas Jurídicas. Em conversa com a equipe do Brasil Peças que esteve presente no lançamento, Elsio Coelho, diretor comercial da Universal, destacou que esse formato de negócios preserva a estrutura do mercado de autopeças como se conhece hoje.
“O intuito é ter uma ferramenta que facilite, sobretudo, o alcance. Chegaremos mais facilmente em lugares onde havia dificuldade. Mas, com a plataforma funcionando entre ‘CNPJS’, garantimos que não haverá negócio com ‘CPFS’ e isso mantém a atuação tanto dos representantes, quanto dos varejistas, sem alteração”, comentou Elsio.
Na mesma linha, Ricardo Ferreira, presidente do Grupo, destacou o que a Universal busca com a implementação do sistema. Para ele, o fato de ser uma operação possível 24 horas por dia e sete dias por semana é uma das principais vantagens do e-commerce. Com a loja virtual, os clientes passam a ter maior conhecimento sobre o portfólio da Universal, algo que torna mais completo o atendimento ao próprio varejista, útil ao representante de vendas e funcional para a empresa que deixa seu catálogo mais visível.

“O projeto traz algumas vantagens. O ponto principal é tornar a Universal uma empresa mais dinâmica, 24 horas à disposição. Também se torna possível diminuir os estoques das lojas, que passam a operar como farmácias, por exemplo. Fazendo os pedidos de forma mais ágil, de acordo com a demanda”, disse Ricardo. O presidente do Grupo também ressaltou que “com a plataforma operando para negócios B2B, a Universal seguirá respeitando e trabalhando em união com os demais integrantes da cadeia de reposição”.

O lançamento

Após serem recebidos com café da manhã e conversarem com outros importantes membros da cadeia de autopeças, os convidados foram levados para conhecerem as instalações da sede da empresa. O destaque durante o tour pelas instalações ficou com o Centro de Distribuição, que abriga exemplares de todos os componentes que formam o portfólio do Grupo – o maior da América Latina com 18 mil itens diversos.
Após o almoço foi a vez de um debate sobre a loja virtual. Elsio Coelho, diretor comercial, Deise Nóbrega, gestora do e-commerce, Sophia Ferreira, diretora e Galba Junior, sócio da CoreBiz (responsável pela implementação do sistema), comentaram os principais pontos do lançamento e responderam perguntas dos clientes.
Pouco depois foi a vez do momento mais aguardado do evento. A Universal liberou o acesso aos clientes presentes para testarem a loja virtual. Com o auxílio de um especialista em experiência do usuário da CoreBiz, eles puderam ter o primeiro contato e dar o retorno à empresa sobre a funcionalidade do e-commerce.

Projeções para 2017

O Grupo Universal/Univel teve, de acordo com Elsio Coelho, crescimento de 6% em 2016 na comparação com o ano anterior. Para este ano, o objetivo é que o mercado se aqueça ainda mais e o faturamento da empresa cresça 40%. E para Deise Nóbrega, Gestora do e-commerce, a plataforma é figura importante para alcançar esses números. Ela destacou ainda a ampliação do investimento da empresa em mídia.
“O e-commerce está dentro da busca da Universal pela inovação para seguir por mais 40 anos. Vamos ampliar os investimentos em mídia a partir de 2017 e a intenção é atender, com as sete linhas de produtos e o maior portfólio da América Latina, cada vez mais nossos clientes. A loja virtual é a forma ideal de, não substituir, mas complementar as vendas que já fazemos”, completou Deise.

Deixe uma resposta