Programa Descarte Consciente Abrafiltros supera os 7 milhões de filtros de óleo

O programa Descarte Consciente Abrafiltros de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, terminou o ano de 2016 com o recorde de 7.044.919 filtros reciclados, desde quando foi implantado em São Paulo em julho de 2012. Posteriormente, o programa chegou ao Paraná em fevereiro de 2013 e ao Espírito Santo em julho de 2015, em atendimento às regulamentações estaduais que incluíram os filtros do óleo lubrificante automotivo entre os produtos alvo da logística reversa pós-consumo.
A estimativa considera o peso médio de 390 gramas por filtro entre veículos leves e pesados, sendo que o volume total dos filtros reciclados chegou a 2.747.518 kg em dezembro de 2016.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros veio atender à legislação em prol do meio ambiente e cumpriu as metas para 2016 em todos os estados onde está implantado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

A previsão para 2017 é que sejam coletados 1.009.350 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo em 123 municípios dos três estados, equivalente a reciclagem de 2.588.077 filtros usados do óleo lubrificante automotivo.
Segundo o presidente da entidade, é importante o envolvimento de toda a cadeia – fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, com a logística reversa para destinar adequadamente os filtros usados de óleo lubrificante, trazendo ainda mais benefícios ao meio ambiente e diminuindo os custos envolvidos”.

Deixe uma resposta