Tecnologia pode diminuir acidentes entre motos e carros

Nova tecnologia pode contribuir para evitar quase um terço dos acidentes com motocicleta.

Os motociclistas estão entre os condutores que mais correm riscos, com 18 vezes mais chances de serem mortos em um acidente do que motoristas. No último ano, aproximadamente 30 mil acidentes de moto foram registrados somente na Alemanha, dos quais cerca de 600 foram fatais. Uma das principais razões é que motociclistas são negligenciados no trânsito, tanto em cruzamentos como em ultrapassagens.

A Bosch quer mudar essa situação. Em pareceria com a Autotalks, Cohda Wireless e Ducati, a empresa desenvolveu o protótipo de uma solução inteligente. “Permitimos que motocicletas e carros conversem entre si, criando um escudo de proteção digital para os motociclistas”, afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch. A meta é evitar a ocorrência de situações perigosas.

Conectividade pode contribuir para a redução de acidentes

De acordo com uma pesquisa sobre acidentes realizada pela Bosch, a comunicação entre a motocicleta e o carro pode evitar quase um terço dos acidentes. “Através de sistemas de segurança como o ABS e o controle de estabilidade, a Bosch já tornou a condução do motociclista significativamente mais segura. Conectando as motocicletas, o objetivo é elevarmos a segurança para um nível superior”, diz Hoheisel.

A solução funciona da seguinte forma: veículos dentro de um raio de centenas de metros trocam informações, até dez vezes por segundo, sobre os tipos os veículos, velocidade, posição e direção do percurso. Muitos antes dos motoristas ou dos sensores presentes nos veículos percebam a presença de uma motocicleta, a tecnologia informa a situação permitindo que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia de condução mais defensiva. Um exemplo de situação perigosa é quando uma motocicleta fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida. A nova tecnologia identifica a condição potencialmente perigosa, avisando o motociclista ou o motorista ativando um alarme sonoro e também uma luz de aviso no painel. Desta forma, todos recebem as informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidentes.

Troca de informações entre veículos em milissegundos

Para a troca de dados entre motocicletas e carros, o sistema utiliza como base o padrão público WLAN (ITS G5). Com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas. Além disso, veículos estacionados ou com velocidade reduzida também podem transmitir dados para os receptores próximos. Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam com segurança toda a informação necessária, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo. Em situações críticas, portanto, todos os usuários sabem o que está acontecendo e podem tomar as providências necessárias antecipadamente.

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos par a montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 390.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2016). De acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 73.1 bilhões de Euros em 2016. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados, soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria “Tecnologia para a Vida”. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 59.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 120 localidades em todo o mundo

Deixe uma resposta