Sindipeças participa de
programa de capacitação no Japão

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) participa de ação de capacitação no Japão, com duração de um mês, até meados de junho. O Programa de Co-Criação de Conhecimentos é resultado de um acordo bilateral de cooperação técnica entre os governos brasileiro e japonês, implementado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Sindipeças, por meio do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, vai acompanhar cinco consultores, que terão a responsabilidade de transmitir o conhecimento adquirido a empresas do setor, principalmente de segundo e terceiro níveis da cadeia de produção de autopeças. “Vamos aprender o conceito japonês de ‘monozukuri’, que é a arte de fazer as coisas segundo o modelo japonês de qualidade, custos e prazos de entrega exigidos por montadoras e sistemistas daquele país”, explica Ali El Hage, diretor do instituto.

“Temos de buscar o aumento da competitividade e a nossa integração no mundo para que possamos nos preparar melhor para o enfrentamento da crise. A capacitação é fundamental para esse resultado”. Serão feitas várias visitas a montadoras e fábricas de autopeças.

Além dos consultores indicados pelo Sindipeças, participam também do programa representantes do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia do governo paulista. Outras duas turmas irão para o Japão nos próximos meses.

 

Deixe uma resposta