Ford alcança no Brasil a produção de 6 milhões de transmissões

A Ford registrou o marco de produção de 6 milhões de transmissões em sua unidade fabril de Taubaté, no interior paulista. Essa transmissão é chamada IB5 e tem padrão global de qualidade e excelência tecnológica, equipando veículos da marca no mercado doméstico e de exportação. É disponível nos modelos Ka, New Fiesta, Focus e EcoSport produzidos na América do Sul, além de veículos produzidos no México.

Em duas décadas de operação, a fábrica de Taubaté também teve parte de sua produção de transmissões destinada para os Estados Unidos, China e África do Sul.

Com comando manual e cinco velocidades, a transmissão IB5 é de concepção robusta. Ela foi desenvolvida para equipar os veículos mais vendidos da atual linha Ford, com relações de marcha escalonadas para o aproveitamento máximo do rendimento de cada motor.

Qualidade e sustentabilidade

A fábrica de transmissões nesse complexo industrial da Ford no Vale do Paraíba foi inaugurada em 1996 com capacidade inicial para 450 mil unidades por ano, que foi ampliada para 520 mil unidades em 2013. As primeiras transmissões IB5 foram desenvolvidas para operar com os motores 1.0 e 1.6. Em 2002, a linha passou a produzir também a versão IB5 Plus para a motorização 2.0.

A fábrica de transmissões da Ford opera com os sistemas mais avançados de produção, em linha com o que existe de mais moderno no mundo. Ela conta com linhas de usinagem automatizadas de última geração, que operam com baixo volume de óleo, e linha de montagem dotada de rígido controle de qualidade em todas as etapas.

Em 2014, ela tornou-se a primeira fábrica da Ford na América do Sul a atingir o nível de geração zero de resíduo para aterro sanitário. Essa conquista faz parte de um amplo programa ambiental que inclui coleta seletiva e reciclagem de materiais, tratamento de efluentes, recomposição florestal e a manutenção de um lago artificial que fornece alimentação e abrigo para espécies de aves nativas.

“A fábrica de transmissões da Ford em Taubaté é reconhecida internacionalmente pelo alto padrão de qualidade e manufatura”, diz Silvio Aguiar, gerente da fábrica de Transmissões da Ford. “Chegar a 6 milhões de unidades produzidas é resultado de investimentos em tecnologia e em treinamento das equipes”.

Deixe uma resposta