SUV 100% elétrico da Jaguar começa a ser fabricado

Primeiro Jaguar 100% elétrico, o I-Pace, concebido para rivalizar com o Tesla Model X, começou a ser fabricado na Áustria, ainda em fase pré-série. A produção do SUV, já apresentado na forma de conceito, nem é da Jaguar: a montadora contratou a Magna Steyr para construir o utilitário, feito sobre uma plataforma nova, com trem de força também inédito.

Friedrich Stracke, presidente de tecnologia veicular e engenharia da Magna Steyr, afirmou, de acordo com a publicação “Automotive News”, que o I-Pace terá aceleração mais rápida que a do Model X, que na versão P90D traz dois motores e tração integral para sair da imobilidade e atingir os 96 km/h em 2,9 segundos. Ainda em 2016, ao apresentar o I-Pace Concept, a montadora britânica imaginava números mais modestos: zero a 96 km/h em cerca de quatro segundos, graças aos dois motores elétricos que, juntos, rendem cerca de 400 cv – o Tesla tem 540 cv.

Com dimensões parecidas com as do F-Pace, o utilitário esportivo da Jaguar movido a combustão, o I-Pace será lançado no fim deste ano na Europa e chega aos Estados Unidos no primeiro semestre de 2018.

Segundo Stracke, o modelo, embora tenha sido projetado pela Jaguar, boa parte do seu desenvolvimento, sobretudo no que se refere ao processo de manufatura, teve participação da Magna Steyr, inclusive com mudanças pontuais no design original. O SUV traz carroceria de alumínio em chassi monobloco para ficar mais leve, como nos utilitários esportivos recentes da coirmã Land Rover, que pertence ao mesmo grupo automotivo, controlado pela indiana Tata Motors.

Fonte: Automotive News

Deixe uma resposta