IQA lança treinamento focado em auditoria de produto

Já estão abertas as inscrições para a primeira turma, que está prevista para o dia 8 de dezembro, na sede do Instituto, em São Paulo.

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) lança o curso oficial VDA 6.5 – Qualificação para o Auditor de Produto, que visa capacitar pessoas para planejamento e realização de auditorias de produto nas organizações. Já estão abertas as inscrições para a primeira turma, que fará o curso na sede do Instituto, em São Paulo, dia 8 de dezembro.

No Brasil, o IQA é o representante oficial da VDA QMC, normalizadora alemã para o setor automotivo. “O Instituto possui instrutores homologados e atualizados pela VDA QMC para oferecer todos os treinamentos com a mesma metodologia dos cursos ministrados na Alemanha”, conta Rodrigo Lopes, coordenador de Marketing do IQA.

Importante ferramenta de gestão para avaliação de produtos, a auditoria permite identificar se os produtos atendem os requisitos legais e as expectativas dos clientes, sejam montadoras, fabricantes ou consumidores finais. “Dentro da cadeia de processos, as auditorias destacam o nível de qualidade dos produtos, que são fabricados interna ou externamente”, aponta Lopes.

Segundo o coordenador de Marketing do IQA, a qualidade do produto é assegurada por meio da implementação de métodos de planejamento focados em qualidade preventiva. “Por esta razão, as auditorias de produtos possuem não somente o objetivo de garantir a qualidade, mas também de fornecer evidências desta qualidade”, explica.

Entre os principais tópicos do novo treinamento VDA 6.5 – Qualificação para o Auditor de Produto estão noções básicas de auditoria de produto; estrutura do programa de auditoria e fases da auditoria de produto; planejamento de auditoria de produto; realização de auditorias de produto; relatórios; ações corretivas; e requisitos de qualificação para auditores de produto.

Lopes ressalta que a publicação VDA 6.5 consta na bibliografia suplementar da IATF 16949, que define o novo padrão internacional para a gestão da qualidade na indústria automotiva. “A demanda por este treinamento tende a aumentar na cadeia automotiva como forma de atender requisitos específicos de empresas como o Grupo Volkswagen”, aponta.

Fonte: http://www.iqa.org.br/publico/noticia.php?codigo=5092

Deixe uma resposta