Conarem elege diretoria e expõe planos para 2018

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada em São Paulo, entidade reelege José Arnaldo Laguna para presidência, apresenta novas parcerias e programa de atividades para 2018

O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) realizou, Assembleia Geral Ordinária, no dia 27 de janeiro, em São Paulo, com o objetivo de apresentar o relatório anual das atividades da entidade em 2017 e planos para 2018, bem como para promover a eleição dos membros e suplentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal – 2018 a 2022, e José Arnaldo Laguna foi reeleito.

“Apesar das dificuldades do cenário econômico brasileiro e também no exterior, com redução do número de retíficas nos mercados norte-americano e europeu, conseguimos ampliar nosso trabalho, incluindo novos serviços e produtos no portfólio das retíficas de motores, com intuito de gerar mais lucratividade”, afirmou José Arnaldo Laguna, presidente da entidade.

Entre as ações mais importantes da entidade está o treinamento, com a realização de palestras técnicas, feitas em parcerias com fabricantes de autopeças da linha motor, como a KS (Kolbenschmidt), Riosulense, Mahle e Illinois, que somaram 5.300 participantes. “É o maior programa independente de formação de mão de obra do setor de reposição no País, que continuará em 2018 em diversão regiões brasileiras”, comentou. Este ano, além dos fabricantes que já participam, a Takao também estará presente.

Estão programados encontros de retíficas, Missão Empresarial à Automechanika, criação de grupos de fornecedores, ações voltadas à NR12, entre outras atividades.

Outros serviços também têm ajudado na gestão das retíficas associadas, entre eles, os Índices Econômicos, que permite avaliar a empresa em relação ao mercado regional e nacional. Também foram apresentados Banco de Dados Técnico, com implantação de novo software, mais seguro e de fácil manutenção, além de formação de mão de obra, com técnico que vai até a retífica treinar os profissionais, e Rede União, braço comercial da entidade para fortalecer a competitividade, que acaba de receber a primeira importação de peças para motores com excelentes preços e qualidade certificada pelo INMETRO.

O Conarem possui uma série de parcerias com fabricantes, como Cummins, Deutz, MWM, Kohler Lombardini, Perkins, Yanmar, MAN e FTP, permitindo que a Rede Credenciada Conarem seja nomeada como serviço autorizado. Na área de serviços também conta com empresas que oferecem condições diferenciadas, como Actioil, guinchos Gurilla, RestoClean/MotorClean, entre outras.

Representatividade – Os diretores do Conarem participam ativamente de relevantes eventos do setor no Sindipeças, Sindirepa, Andap, GMA – Grupo de Manutenção Automotiva o entre outras atividades, como no Denatran.

Presença internacional – Laguna também destacou a participação da entidade na realização do Primeiro Encontro Latino-Americano de Retificação de Motores – Rectilatina, além da criação do Instituto Internacional de Estudos da Mobilidade e apresentação da versão compacta do evento RECTILATINA, em Pordenone, para um grupo de 30 retificadores do México, Chile, Equador, Costa Rica, Argentina, Porto Rico e Guatemala.

A entidade e o Instituto também participaram de feiras, entre elas, a AUTOPROMOTEC, em Bolonha; CAPAS, na China; ReMaTec, em Amsterdã; IAA e Hypermotion, em Frankfurt; AAPEX, SEMA e BIG R de remanufatura, em Las Vegas.

Deixe uma resposta