A importância do relacionamento com o cliente num ecommerce

Em qualquer negócio o relacionamento com o cliente é algo de extrema importância, contudo, saiba que a grande maioria das lojas falham nesse sentido, principalmente plataformas de e-commerce que podem gerar milhões em vendas por impulso.

Contrariamente ao que possa pensar, o e-commerce brasileiro é um dos mais lucrativos do mundo, por isso, se tem uma loja virtual, comece hoje mesmo a tratar de melhorar a relação com o consumidor.

Hoje vamos deixar-lhe algumas dicas nesse sentido.

Relacionamento com o cliente – Como melhorar

Depois de comprar o domínio, criar a sua loja online e começar a vender os seus produtos, provavelmente a sua questão agora é: como vender ainda mais? Pois bem, saiba que melhorar o relacionamento com o cliente é a melhor forma de o fazer.

Contudo, tenha em mente que todo o esforço que desenvolva para melhorar a relação com o cliente, vai ter um grande impacto a nível de vendas.

A seguir vamos dar algumas dicas nesse sentido:

  • Utilize um sistema de CRM (Sistema de relação com consumidor) – Existem alternativas gratuitas e outras pagas, por isso, terá muitas opções para escolher;
  • Utilize um chat – Implemente um chat diretamente no seu site, vai ver que irá ter imensos contatos e fechará um maior número de vendas;
  • Monitorize hastags que sejam relevantes para o seu negócio;
  • Responda rapidamente às mensagens no Facebook, pode fazê-lo através da configuração automática de mensagens. Utilize os modelos disponíveis ou crie o seu próprio modelo de resposta.
  • Utilize as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, blog…)
  • Tenha uma linha de atendimento disponíel e tente sempre que possível ter outros canais à disposição do cliente;
  • Implemente um sistema de avaliações para obter opiniões verdadeiras dos clientes relativamente ao seu negócio;
  • Responda aos emails no máximo em 24 horas.

Tenha em mente que mesmo com um contacto telefónico bem visível no seu site, a grande maioria dos consumidores poderá querer colocar uma questão simples e prefere fazê-lo diretamente por mensagem, daí que a implementação de um sistema de chat diretamente no site seja tão importante.

Uma vez que queremos que a sua loja tenha o melhor desempenho possível, deixamos-lhe de seguida algumas dicas simples para aumentar o volume de vendas:

  • Utilize o email marketing – crie uma lista de contactos e comunique com a mesma de forma regular;
  • Faça campanhas de Google Adwords (nas suas diversas categorias – display, pesquisa, merchant shopping, extensões de anúncios, anúncios locais, remarketing…);
  • Faça testes A/B para determinar as alterações que devem ser realizadas (cores, botões, títulos, texto e imagens);
  • Tenha um programa de fidelização de clientes;
  • Recupere utilizadores que vão sair da loja online sem terminar a compra;
  • Tenha conteúdos de qualidade (texto, imagens e vídeos) e crie um blog para interagir com a sua comunidade;

Como vê, o relacionamento com o cliente é uma das partes mais importantes do seu negócio, por isso, não deixe a mesma cair em esquecimento.

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