1º Encontro da Reciclagem

Encontro-Reciclagem

A ABCAR (Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva), realizou, no início de junho, o 1º Reclicaauto, encontro inédito no país voltado a desmontagem automotiva. No primeiro dia de atividades foi realizado um leilão, organizado pela Líder Leilões, com 248 veículos arrematados, que movimentou cerca de meio milhão de reais em negociações.

O evento teve a exposição de empresas com soluções voltadas ao setor, como ferramentas e equipamentos para cortar latarias de carros a bateria, facilitando o trabalho de desmontagem, assim como serviços de guincho e prensagem de um veículo inteiro, em poucos minutos, assim como equipamentos para retirada de resíduos, softwares de gestão, entre outros.

Segundo Julio Luchesi, presidente da ABCAR, o encontro mostrou a nova cara do setor de desmontes, que antes vivia na informalidade e hoje é cada vez mais profissionalizado.  “O evento ofereceu oportunidade de crescimento, atualização e valorização de quem trabalha há muito tempo neste ramo. Além disso, mostrou o seu potencial de crescimento, que atinge apenas 8% do mercado movimentando 2 bilhões por ano em São Paulo, tendo previsão de dobrar este valor no período de dois anos”, diz.

Outra novidade anunciada é a parceria entre a ABCAR e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), em que será lançado um curso de capacitação e aprimoramento para os profissionais de desmanches que queiram se especializar em desmontagem veicular. Será produzido em uma plataforma MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) de forma a tender todas as regiões do Brasil.

Dentre as apresentações que ocorreram também teve destaque a experiência de duas mulheres, mãe e Filha, Daniela Mazzotti e Gabriela de Paula, que têm o seu próprio desmanche, Konsumo Peças. A apresentação mostrou a inserção feminina no mercado de autopeças, inclusive no processo de desmontagem de veículos, além das experiências positivas e negativas em vendas no mercado on-line.

No último dia, o encontro saiu do Hotel Santo Agostinho, em Bragança Paulista e migrou com os participantes para Carapicuíba, onde foi possível ver o maior desmanche da América Latina, o Auto Shop Dois Irmãos, e conhecer os processos de desmontagem de veículos, qualificação de peças, estoque informatizado, funcionários capacitados e a separação de materiais e resíduos.

Deixe uma resposta