Autop 2018 atinge marcas expressivas e confirma sucesso esperado

A Autop 2018, 16ª edição da feira realizada pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos – SSA, reuniu os maiores nomes na área de autopeças, motopeças, acessórios, equipamentos e serviços do mercado automotivo, no período de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Nos seus mais de 10 mil m² de exposição, o evento proporcionou aos diversos stakeholders, uma enorme plataforma de negócios, serviços e conhecimentos, trazendo formação, lançamentos e inovações em diversos segmentos, além de extensa gama de networking e possibilidades de geração de negócios.

 Dentre os nomes nacionais e internacionais, 200 marcas estiveram presentes como expositores, tais como: Bosch, Tenneco, Wega, Mahle, SKF, Schaeffler (Luk, Ina e Fag), Eaton, FRAS-LE, Sabó, Dayco,Continental, Urba-Brosol, Durametal, Dana, Mann Filter, Mobensani, Tecfil, Tecnomotor, Schadek, dentre outras.

Ao todo, visitaram a feira 30 mil pessoas, entre gestores e empresários de autopeças, motopeças e acessórios, centros automotivos e oficinas, retíficas de motores, revendas e concessionárias, frotistas e responsáveis por outros serviços automotivos, garantindo um público qualificado e especializado. Grande parte desse público veio da região metropolitana e municípios do interior, bem como diversos estados do Norte e Nordeste, em caravanas organizadas pelo SSA em parceria com o Sebrae.

 

   Destaque

Nesta edição, com foco em tecnologia e sustentabilidade, a grande novidade foi a Oficina Verde Virtual, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Instituto de Qualidade Automotiva – IQA e a Gama Arquitetura e Design. Com a tecnologia de realidade aumentada, no espaço da Oficina Verde os visitantes puderam participar de um circuito onde vivenciaram,

Nesta edição, com foco em tecnologia e sustentabilidade, a grande novidade foi a Oficina Verde Virtual, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Instituto de Qualidade Automotiva – IQA e a Gama Arquitetura e Design. Com a tecnologia de realidade aumentada, no espaço da Oficina Verde os visitantes puderam participar de um circuito onde vivenciaram, através de óculos de realidade virtual, os detalhes necessários para um empreendimento obter o “Selo Verde”, certificação ambiental para negócios concebidos de maneira sustentável. A ação serviu como um grande incentivador da modernização das oficinas mecânicas. Com as mudanças sinalizadas pelo projeto, os empresários do setor automotivo foram apresentados ao processo de desenvolvimento das atividades do segmento de forma consciente, sustentável e com redução de custos.

O público visitante e a grande oferta de produtos e novidades geraram um cenário favorável às empresas que apostaram na Autop 2018. Nesta edição, as expectativas foram alcançadas com R$ 80 milhões de negócios gerados ou prospectados.

 

autop

Solenidade de abertura da AUTOP 2018.

 

   Programação e Eventos

A programação teve início com solenidade de abertura, com posse da Diretoria da Assopeças, do Sincopeças-CE e Sincopeças Brasil, renovando o nome de Ranieri Leitão na presidência da entidade nacional. Além disso, o momento contou com a palestra sobre o Cenário Econômico no Setor Automotivo Nacional, com o economista chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi. Outro destaque na feira foi o Seminário Autop Verde. Desenvolvido pelo Instituto de Qualidade Automotiva – IQA,  o seminário contou com programação de talks visando mostrar o correto descarte de resíduos nas oficinas mecânicas, as possibilidades de reuso da água em serviços mecânicos, além de demonstrar o que é necessário para transformar os estabelecimentos em uma Oficina Verde. O Autop Verde foi encerrado com painéis de debates com empresas certificadas ecologicamente.

O evento foi um estímulo à capacitação para o mercado de trabalho e qualificação na prestação dos serviços. A Autop 2018 ofereceu mais de 120 palestras técnicas, ministradas por fabricantes e também por consultores convidados. A Autop contou ainda com uma programação especial da Universidade de Gestão Corporativa do SSA.

Ranieri Leitão, Presidente do Sincopeças e responsável pela

realização da AUTOP em solenidade de abertura da Feira.

 

Diretoria da ANFAPE, Presidente do Sincopeças e Diretor do Brasil Peças.

 

As palestras técnicas também tiveram destaque e com grande apoio dos expositores e dos visitantes, geraram uma grande oportunidade de qualificação aos presentes. Ao longo do evento, diversas marcas aproveitaram para se comunicar com reparadores independentes com temas que englobaram sustentabilidade, tecnologia, segurança, economia etc.

No primeiro dia de evento (15/08) palestras como: “Cenário Econômico no setor Automotivo Nacional”, promovida pela SERASA Experian; “Inovações tecnológicas e falhas prematuras em componentes de motor”, promovida pela Mahle e “Snap-on, a 100 anos promovendo inovação e aumento de produtividade para o mercado de reparação automotiva”, promovida pela Snap-on, foram os destaques.

No segundo dia (16/08), os destaques ficaram por conta de: “Influência do mundo digital na reparação automotiva”, promovida pela SK Automotive e “Gerenciamento interno de resíduos em oficinas e outros desafios para certificação ambiental”, promovida pela iniciativa Autop Verde.

No dia 17/08, palestras como: “Sensor de nível de combustível, sensor de posição do pedal do acelerador, sensor de posição da borboleta, sensor de rotação, sensor de pressão absoluta e atuador da marcha lenta”, promovida pela DS Tecnologia Automotiva e “Ações que influenciam o desenvolvimento da equipe de vendas”, promovida pelo Fecomercio foram os destaques.

Fechando a AUTOP, no dia 18/08, os destaques ficaram por conta de: “Balconista S/A – Profissional Indispensável para o crescimento da Reposição Automotiva – Pronto para as mudanças?”, promovida pelo palestrante Flavio Portela e “Vendas: Ferramentas e resultados”, promovida pela Fecomercio.

Para ver os estandes dos nossos anunciantes, Clique aqui.

A exemplo da edição passada, o Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos contou, para a organização da Autop 2018, com o trabalho da Ikone Eventos, empresa cearense com mais de 23 anos de mercado e reconhecida pela organização de grandes eventos nacionais e internacionais.

One thought on “Autop 2018 atinge marcas expressivas e confirma sucesso esperado”

Deixe uma resposta