prospecção de novos clientes – Embora esteja super na moda chamar tudo que é feito para atrair clientes de “outbound”, a verdade é que prospecção de novos clientes sempre existiu, sempre foi feita e sempre foi fundamental para o sucesso de uma empresa.
As armas mudaram (na verdade, o que aconteceu foi que o arsenal aumentou), mídias sociais ganharam um espaço enorme e temos hoje aplicativos e ferramentas que facilitaram muito a automatização, o controle e relatórios de indicadores sobre quase todas as etapas do processo de prospecção.
Decidimos então criar um material especial sobre isso na VendaMais, um verdadeiro manual completo, cobrindo todas as etapas e todas as ferramentas de prospecção.
Começamos com uma pesquisa disponível em: https://forms.gle/TL3LFjVrTEnbyooF7), e já descobrimos muitas coisas interessantes.
Aqui está a primeira parcial, com os 10 erros mais comuns cometidos em processos de prospecção:
- Não prospectar!!!
- De longe a mancada mais comentada: não definir corretamente seu PCI (perfil de cliente ideal).
- Erros de cadência (exagerada e/ou inexistente).
- Dependência de uma só fonte para leads.
- Falta de qualificação da equipe para lidar com os leads/oportunidades.
- Falta de qualificação dos leads/oportunidades (lead scoring).
- Não pedir indicações para clientes atuais (eu complementaria com pedir indicações também para prospects!).
- Só prospectar usando preço baixo/promoções como atrativos.
- Não ter um planejamento, cronograma nem orçamento definido para prospecção.
- Não usar indicadores de performance específicos da prospecção para tornar o processo mais eficiente.
prospecção de novos clientes