Venda de importados as dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 2.679 unidades, anotaram em junho queda de 13,4% em relação a maio de 2019, quando foram vendidas 3.094 unidades importadas. Mas ante junho de 2018, quando foram comercializadas 3.013 unidades, a queda foi de 11,1%.
O desempenho negativo de 11,1% em junho último fez com o resultado do acumulado no primeiro semestre do ano também fosse de queda de 9,6%. Com a retração acentuada de quase 10% e a alta de 10,8% do mercado brasileiro, o setor de veículos importados revisa a estimativa de vendas no ano, de 50 mil unidades para 40 mil unidades em 2019.
Em compensação, as quatro montadoras associadas à entidade que produzem veículos localmente obtiveram crescimento de 44,1%, passando de 10.078 unidades licenciadas no primeiro semestre de 2018 para 14.527 unidades em igual período deste ano. As projeções iniciais de produção local, que eram de 55 mil unidades para 2019, foram mantidas.
“Quando foi anunciada a aprovação do Acordo de Livre Comércio do Mercosul e União Europeia, depois de vinte anos de negociações entre os dois blocos comerciais, nós também comemoramos. Mas as informações ainda estão desencontradas.
De qualquer forma, se se concretizar, de imediato poderemos ter uma cota de 32 mil unidades com alíquota de importação reduzida de 17,5%.
Além de não sabermos como será a divisão dessa cota, esse volume é muito pequeno”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem – neste momento – é mais importante um pacto nacional pela retomada do crescimento da economia brasileira.