Liberdade no ar – Entre os sedãs médio-compactos os japoneses dominam, apesar de este segmento ter perdido protagonismo para os SUVs. Nova geração do Corolla estreia em setembro. Civic, segundo colocado, foi revitalizado agora. O terceiro é o Cruze, cujo modelo 2020 acaba de ser apresentado com modificações de meia-geração, embora ainda sem preço, provavelmente à espera da estratégia da Toyota.
O novo Cruze é facilmente reconhecido pela grade avantajada, para-choque dianteiro, lanternas traseiras e rodas de liga leve. Traz o trunfo de liberdade no ar com a opção de internet a bordo via Wi-Fi para até sete usuários e também fora do veículo a uma distância de 15 metros. Até agora, no Brasil, não era possível, salvo experiência rudimentar há cerca de seis anos da própria GM (no Agile) ou adaptação de acessórios.
A central multimídia tem chip próprio integrado. O plano de dados, negociado entre fabricante e operadora Claro, começa em 2 GB por R$ 29,00/mês. Os pacotes de 5, 10 e 20 GB só serão anunciados no próximo mês. Até dois telefones poderão acessar o sistema por portas USB independentes.
Uma antena dedicada melhora bastante o sinal de telefonia celular, especialmente em estrada onde a velocidade do carro prejudica a qualidade da conexão. Agora é possível usar um aplicativo de navegação e manter estável a qualidade de chamadas de voz. O serviço de concierge OnStar continua opcional.
Acabamento e materiais subiram de nível, em especial na versão de topo Premier. Agora há sistema de frenagem automática com detecção de pedestres e outros veículos, além recarregamento de celular por indução e câmera de ré digital.
Mecanicamente sem novidades, motor turbo e câmbio automático de seis marchas garantem boa relação desempenho-consumo. Mantém-se em linha a versão hatch, Cruze Sport6.
Outro assunto despertou interesse recentemente, o 29º Congresso da Fenabrave, realizado em São Paulo. Um dos principais temas foi a expectativa em torno da conversão em lei da MP da Liberdade Econômica (LE). No dia 13 de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base por enorme margem de 345 votos a favor e apenas 76 contra. Acredita-se que o Senado não deverá fazer modificações.
Para quem compra e para quem vende veículos a repercussão é bastante positiva. Além de autorizar o trabalho aos domingos, os bancos foram liberados para funcionar aos sábados. Nos fins de semana estão os melhores dias para o comércio deste setor e isso poderá ajudar as vendas. As mais de 7.000 concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo motos e máquinas, sempre apoiaram mais liberdade no ar para facilitar a vida dos compradores.
Um dos destaques da exposição ligada ao Congresso foi o dispositivo da empresa pernambucana Wings. Permite registrar informações sobre o funcionamento do automóvel, enviá-las pela internet e agendar a manutenção com as concessionárias diretamente pelo aplicativo. Ganho de tempo é relevante. Também por este ângulo o sistema ConectCar de pagamento automático de pedágio e estacionamento pode ser instalado diretamente nas lojas, mas a taxa é revertida em créditos.
O aperfeiçoamento no atendimento tem sido o foco principal do setor. A iniciativa Garagem do Conhecimento, da plataforma digital iCarros com apoio do Itaú, permite agora ensino a distância. Para o CEO da empresa, Ricardo Bonzo, “personalizar o atendimento e superar os desejos dos clientes tornam-se fundamentais em um negócio tão competitivo e exigente como a comercialização de veículos”.
• • • • • • • • • • • • • • • •
Fernando Calmon