O dia Mundial sem carro, ainda é novidade no Brasil, mas tem como ideia conscientizar a população a usar o transporte público a fim de diminuir os danos causados pelo o elevado número de veículos nas cidades.
Não temos como negar, que os carros são uma ótima aquisição para o homem, o mesmo possibilita nossa locomoção, encurta distâncias longas rapidamente, entretanto a chegada deles trouxeram grandes problemas como: aumento da poluição, congestionamento nas grandes cidades devido ao grande número de carros, extração de matérias-primas e até mesmo problemas de descartes.
Para piorar a situação um estudo feito nos Estados Unidos nos mostram que os aplicativos de transportes, vem contribuindo ainda mais para dificultar o trânsito nas cidades. Pois os mesmo inicialmente foram pensados para serem um serviço de transporte compartilhado, porém a ideia que fixou foi de um transporte individual.
A pesquisa aponta que os carros são efetivamente usados entre 54% a 62% do trajeto. No restante do percurso, os motoristas estão se dirigindo a um passageiro ou rodando até receberem uma corrida.
Não devemos esquecer que o número de carros de aplicativos nas grandes metrópoles também cresceram bastante, devido ao desemprego. Pois muitas pessoas recorreram aos aplicativos como fonte de renda de trabalho.
A verdade é que não temos dados oficiais para mostramos o quanto de poluição é evitada num dia sem carro, mas podemos imaginar a consequência disso numa cidade como São Paulo. A conscientização sempre é a melhor arma, se todos fossem aptos do transporte públicos a poluição do ar não seria tanta e não estaríamos refém de tantas doenças respiratórias como ocorre nas grandes cidade. Por isso o Jornal Brasil Peças pede que seu leitores se conscientizem.