Cartões na hora do pagamento – A Honda exibiu, durante a feira de tecnologia CES em janeiro, um protótipo que permite pagar o estacionamento ou o combustível sem usar cartão de crédito. General Motors e Kia poderão oferecer um recurso similar ainda este ano. E, em dezembro, a Volkswagen comprou a PayByPhone, uma provedora de pagamentos móveis de parquímetros.
Inicialmente, essa tecnologia será limitada a itens como pedágios e drive-thrus de redes de fast food. Com o avanço dos carros autônomos, as montadoras preveem que os veículos farão as vezes de hubs de comércio eletrônico, nos quais será possível comprar roupas e alimentos para pegá-los, depois, na calçada, a caminho de casa.
As montadoras estimam que as carteiras digitais se popularizarão quando o número de automóveis conectados — com tecnologia de satélite, celular, Wi-Fi ou Bluetooth — se expandir. Este ano, o número de carros com conectividade de celular chegará a 65,7 milhões, contra 40,4 milhões em 2016, segundo a empresa de pesquisa Gartner.
A infraestrutura de parquímetros, bombas de combustíveis e restaurantes pode demorar um tempo para se adaptar. Os parquímetros devem estar entre os primeiros a aceitar pagamentos on-line, mas, normalmente, a atualização dos postos de combustíveis é mais cara e mais lenta.
O maior obstáculo será convencer os consumidores a adotarem a tecnologia, considerando que os aplicativos de pagamentos pelo telefone já têm a liderança, disse Chetan Sharma, analista independente de conexões sem fio.
cartões na hora do pagamento O maior obstáculo será convencer os consumidores a adotarem a tecnologia, considerando que os aplicativos de pagamentos pelo telefone já têm a liderança, disse Chetan Sharma, analista independente de conexões sem fio. O maior obstáculo será convencer os consumidores a adotarem a tecnologia, considerando que os aplicativos de pagamentos pelo telefone já têm a liderança, disse Chetan Sharma, analista independente de conexões sem fio.