No futuro – as oficinas mecânicas surgiram juntamente com a invenção do automóvel. Afinal, se mostrou necessário ter um ambiente onde os veículos pudessem receber os devidos reparos e cuidados de manutenção. Aos poucos, se percebeu que se tratava de um excelente negócio. Passados então mais de 130 anos, o modelo de negócio permanece o mesmo em sua essência, onde a interação entre o proprietário do veículo e o prestador de serviços se dá em um ambiente físico e real. Mas isso está para mudar!
Sim, no novo contexto de Oficinas do Futuro não haverá mais barreiras que separam o ambiente virtual do real. Não mesmo! Sua oficina será um único negócio baseado em duas plataformas de trabalho: a física e a virtual.
O que quero dizer é que tudo aquilo que é burocrático, e não agrega valor para o seu cliente, será digitalizado. Cada etapa do processo de atendimento que não exigir a interação humana será transportada para o ambiente virtual. Cada tarefa em que a participação humana não interferir na decisão do cliente será automatizada. Ou seja, no ambiente físico restará apenas a interação do automóvel com o técnico, ao menos por enquanto.
Entenda que não faço aqui previsões “futurísticas”. Não mesmo! O que faço é espelhar no segmento automotivo formatos de serviços que são consumidos pelo seu cliente, em outras esferas da economia. É só olhar de lado e perceber que isso já ocorre em outros segmentos onde o consumidor adquire um produto ou serviço, sem ao menos conhecer onde fica a sede da empresa prestadora dos serviços, e em muitos casos sem nenhuma interação humana. É o caso do Uber, Netflix, iFood e de tantas outras empresas que desafiam o antigo modelo de se fazer negócio.
E será que isso vai mudar a forma “centenária” como as Oficinas Mecânicas trabalham? Com certeza, sim, afinal, seu cliente já está habituado às comodidades que a tecnologia proporciona, e cada vez mais decidirá por empresas que propiciem algum tipo de conveniência.
Então, reflita comigo que nesse contexto o bom atendimento de sua oficina não será mais uma forma de fidelização do seu cliente. As conveniências proporcionadas pelo seu negócio, essas sim serão um fator crucial na decisão de compra. Então, caro empresário, se sua oficina almeja ter um futuro, derrube suas barreiras, invista no mundo virtual. Aproveite que a cada dia a tecnologia se torna mais barata e acessível. Crie um aplicativo onde o cliente possa realizar o agendamento e acompanhar os serviços no seu carro em tempo real, à medida que foram sendo executados. Interaja com ele realizando pesquisas no próprio aplicativo e monitore a condição do seu carro utilizando um positivo conectado à porta OBD do veículo.
Observe que aquilo que antes pareceria impossível hoje é realidade graças ao avanço da tecnologia e já está disponível para sua empresa. Talvez seja o momento de aplicá-la no seu negócio. Até o próximo texto!
Alexandre costa, diretor da Alpha consultoria