Os fornecedores do mercado de reposição e os varejistas de peças automotivas dizem que o serviço de entrega e o status da Amazon, como um portal de pesquisa amplamente popular, pode ajudar a empresa a buscar um lugar maior no mercado de reposição.
Um cenário que, trazido para o mercado brasileiro, seria comparável ao Mercado Livre focando parte de sua plataforma em varejo de autopeças.
Ao invés de uma ameaça, esse papel crescente poderia ajudar as empresas de peças
Em um primeiro momento parece ser algo perigoso e que gere desconfiança ao varejista.
Porém, as análises feitas pelo mercado nos Estados Unidos, país de origem da plataforma e onde a atuação Amazon vem ganhando forma, apontam para o sentido contrário.
Ou seja, a medida pode ser um complemento à atuação das unidades físicas das varejistas e trazer ganhos reais a esses lojistas.
As maiores plataformas de E-commerce brasileiras ainda não possuem mesma capacidade de operação da Amazon. A americana se destaca por conseguir, além de ter maior catálogo virtual, realizar entregas no mesmo dia da compra.
A necessidade de acesso rápido às peças para reparo foi uma das principais razões para a entrada no mercado de reposição, até então fora do alcance da Amazon.
A capacidade de entrega no mesmo dia, tornou a plataforma “muito mais atraente porque uma das grandes questões é a disponibilidade rápida”, disse Dan Ninivaggi, CEO da Federal-Mogul Motorparts, a divisão de peças de reposição da Federal-Mogul Corp, em entrevista ao portal de notícias canadense, Automotive News.
O E-commerce vem crescendo no Setor de Reposição. Hoje há é possível comprar peças em lojas virtuais de grandes redes de varejo no Brasil.
Em proporções maiores, a Universal Automotive inaugurou no dia 10 de fevereiro, uma plataforma de comércio online que torna todo seu portfólio acessível para representantes e lojistas credenciados, sendo o primeiro E-commerce B2B do setor no Brasil.
Fonte: Automotive News