Fornecedor – existem muitos pontos que devem ser observados para que os processos na área de logística alcancem o sucesso esperado, mas algo que tem um grande peso e que requer cautela é a escolha dos fornecedores, essenciais para que os procedimentos aconteçam da forma certa.
Ainda que boa parte da responsabilidade seja da empresa, o fornecedor deve garantir o bom andamento da cadeia de processos e gestão do negócio como um todo, colaborando desta forma para um serviço de qualidade com prazos bem definidos. Em contrapartida, quando não provém um bom serviço, pode ocorrer o efeito contrário, com atrasos, má gestão de envios e valores que não condizem com o mercado.
Por essa razão, é extremamente importante fazer uma boa pesquisa das empresas qualificadas para trabalhar, para que não impacte de forma negativa na sua operação.
Confira algumas dicas para fazer uma boa escolha de fornecedores
Faça uma busca completa
Esse é um processo que requer muita pesquisa e determinação, além de uma boa dose de paciência. É fundamental que o fornecedor atue dentro das leis e trabalhe com valores que condizem com o que o mercado pede. Os valores praticados impactam diretamente nos lucros da empresa, então é ideal estar atento com esse fator. Além disso, com um preço abaixo do mercado, pode indicar que a qualidade dos produtos é aquém do esperado.
Algo que pode ajudar nessa análise é uma conversa franca com os clientes dessa empresa, mostrando os prós e contras de uma possível contratação
Transparência
Para que tudo funcione como deve, as reivindicações devem ser claras e objetivas, assim como a resposta do fornecedor, para que os prazos e os valores sejam negociados de maneira que beneficiem ambos os lados. Além do preço desse serviço impactar nos lucros, atrasos podem prejudicar a imagem da empresa. Todos esses detalhes precisam estar discriminados em contrato, evitando qualquer margem para erros.
Evite depender de um único fornecedor
Embora seja necessário manter uma relação de confiança, é importante se lembrar que imprevistos acontecem. Essas situações podem contribuir para experiências negativas, o que não é nada bom para a empresa e os clientes também.
Elabore contratos detalhados
Todas as decisões e acordos precisam ser expressos em contratos. Isso porque todo o processo logístico é delicado e erros podem gerar problemas maiores, mas que poderiam ser evitados por alguns tópicos contratuais envolvendo prazos de entrega, perda ou extravio de produtos, entre outras coisas.
Seguindo esses passos é possível criar relações mais eficientes com esse elo essencial para todo o processo logístico, aplicando boa técnicas para manter um ritmo de trabalho bem feito.
Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado. Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/
Sobre Helmuth Hofstatter
Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.