Período registrou aumento nas buscas e no envio de propostas comerciais para veículos novos e usados anunciados nas plataformas da Webmotors. Volkswagen, Chevrolet e Honda foram as marcas mais buscadas; e Honda Civic, Toyota Corolla e VW Golf os modelos mais procurados.
São Paulo, Outubro de 2020 – O alto número de visitas nas plataformas da Webmotors registrado no terceiro trimestre desse ano é representativo do movimento de reação do mercado automotivo, que percebe retomada dos negócios em relação ao início da pandemia do novo coronavírus, apontada por entidades que representam os segmentos de veículos novos e usados. Levantamento do Webmotors Autoinsights, hub de notícias, dados e informações sobre o mercado, aponta 95,5 milhões de visitas na Webmotors no período, um crescimento de 16% sobre o segundo trimestre.
Considerando todo o território nacional e todo o estoque de veículos novos e usados anunciados nas plataformas da Webmotors, o estudo do Webmotors Autoinsights indica a preferência dos consumidores na jornada online de compra e venda de veículos. Nesse contexto, as marcas mais buscadas no terceiro trimestre foram Volkswagen (1), Chevrolet (2) e Honda (3), com altas de 19,3%, 22,1% e 51,1% sobre as buscas registradas no trimestre anterior, respectivamente. Entre os modelos mais buscados, destaque para o Honda Civic (1), Toyota Corolla (2) e VW Golf (3), com altas de 18,8%, 26% e 17%, respectivamente – o VW Gol ocupou a quarta colocação muito pouco atrás do terceiro colocado, com alta de 5,8% nas buscas comparadas com o trimestre anterior e, em quinto lugar, chama a atenção o posicionamento da picape Chevrolet S10, que entra para esse ranking no lugar do Ônix, outro modelo da marca. Considerando a comparação desses períodos, as carrocerias mais buscadas foram: utilitários esportivos (1), sedãs (2) e hatchbacks (3).
O número de propostas comerciais registrados no período para carros novos e usados também confirmam o movimento de recuperação do mercado, com crescimento de 41,2% sobre o segundo trimestre e de 17,1% sobre o primeiro trimestre (nesse período, vale lembrar que os impactos da pandemia foram percebidos na última quinzena de março). Entre os modelos zero quilômetro, a alta nas propostas comerciais foi de 25,3% sobre o segundo trimestre e de 8,8% sobre o primeiro. Entre as marcas com maior volume de propostas comerciais no período, destaque para Volkswagen (1), Chevrolet (2) e Honda (3). Entre os carros, o que recebeu maior número de propostas comerciais foi o Honda Civic (1 – também o mais procurado), seguido pelo Toyota Corolla (2) e pelo Honda Fit (3).
Outros destaques do mercado automotivo no terceiro trimestre
Adicionalmente ao movimento de interesse dos veículos e ranking de marcas e carros mais buscados, outros movimentos registrados pelo levantamento do Webmotors Autoinsights chamam a atenção. Comparando o período com o primeiro trimestre do ano, percebe-se um expressivo crescimento de 41,7% nas buscas para os veículos da Tesla, marca reconhecida pelas inovações em modelos elétricos e autônomos. De forma geral, a Webmotors avalia o aumento de buscas pela marca como um indicativo de futuro amadurecimento do mercado de veículos elétricos, onde já é possível identificar a ampliação do interesse em cada trimestre. Mesmo em um ano atípico, o segmento de veículos elétricos teve um crescimento de 29,2% no terceiro trimestre em comparação com o primeiro e de 24% sobre o segundo trimestre do ano.
Além disso, comparando com o segundo trimestre do ano, percebe-se também alta de 34,7% dos modelos da Jeep; de 34,6% nas buscas por veículos da Renault; e de 34,1% nas buscas por modelos da Hyundai.
(*) Confira os rankings do terceiro trimestre de 2020
Marcas mais buscadas na plataforma:
• Volkswagen
• Chevrolet
• Honda
• Fiat
• Ford
Modelos mais buscados na plataforma:
• Honda Civic
• Toyota Corolla
• Volkswagen Golf
• Volkswagen Gol
• Chevrolet S10
Carrocerias mais buscadas na plataforma:
• Utilitário esportivo
• Sedã
• Hatchback
• Picape
• Cupê
Sobre a Webmotors
A Webmotors (http://www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e atualmente é o principal portal de negócios e de soluções para o segmento automotivo. Criada em 1995, no início da internet no Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do crescimento da companhia nos últimos anos.
Por mês, a Webmotors conta com mais de 32 milhões de visitas, são gerados 1,7 milhão de leads e 140 milhões de pesquisas por veículos no site. Em 2018, juntamente com o Santander Financiamentos, lançou o Cockpit, uma plataforma que permite serviços de vendas de automóveis, seguros e serviços de concessionários, criando um domínio do ecossistema automotivo com produtos de alta tecnologia.