O Zoe foi o pioneiro na Europa e se tornou o carro elétrico compacto mais vendido no mercado europeu. Agora, na terceira geração, o novo Zoe assume uma nova dimensão em matéria de versatilidade, qualidade e tecnologias. O modelo começa a ser vendido no Brasil em duas versões de acabamento: Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990). “O novo Zoe conta com a vantagem inigualável de quase dez anos de expertise na concepção e fabricação de veículos elétricos.
AUTONOMIA DE 385 QUILÔMETROS (WLTP) E POTÊNCIA DE 100 KW E ESPETACULARES 24,5 KGFM DE TORQUE
A nova geração do modelo aprimora e moderniza um veículo já considerado como uma referência no mercado”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.A evolução é percebida desde o primeiro olhar. Do lado de fora, o novo Zoe afirma sua personalidade sem renunciar à sua agilidade característica. Do lado de dentro, a revolução fica evidente, com o cockpit e o painel de bordo totalmente redesenhados, proporcionando maior conforto. Tecnicamente, o novo Zoe oferece ainda mais liberdade. A bateria de 52 kWh faz sua autonomia chegar a até 385 quilômetros, com ainda mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC). O modelo também proporciona ainda mais prazer de dirigir, graças à motorização mais performante com 100 kW de potência e 24,5 kgfm de torque permitem que você aproveite a aceleração instantânea e suave, ótima para rodovias.
A arquitetura elétrica foi totalmente repensada para receber o painel de instrumentos digital de série. A iluminação agora é full LED a partir do primeiro nível de acabamento, oferecendo assim uma luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas alógenas, para um consumo energético inalterado. Na estrada, o novo Zoe não gera logicamente nenhuma emissão na utilização**. Mas a redução de seu impacto no meio ambiente não para por aí. Entre outros diferenciais, ela integra materiais sintéticos 100% provenientes da reciclagem, inclusive nas partes visíveis da cabine, como os revestimentos internos criados de acordo com o conceito da economia circular e as peças em polipropileno reciclado. Pioneira e líder da mobilidade elétrica na Europa, a Renault adquiriu um conhecimento único a respeito das necessidades e expectativas associadas a este mercado em pleno desenvolvimento.
E o novo Zoe é a comprovação disso. O Zoe chegou às ruas europeias em 2012 e desde então a Renault se consolidou como pioneira e líder em mobilidade elétrica, alavancada principalmente pelo sucesso de seu principal modelo. As vendas do Zoe crescem continuamente desde o lançamento e suas vendas acumuladas fazem dele o veículo elétrico mais presente nas ruas europeias. São mais de 270 mil unidades vendidas desde 2012. Ele é o número um em vendas na Alemanha, Espanha e na França. O Zoe foi lançado no Brasil para o consumidor final no Salão do Automóvel de 2018 de forma inovadora, sendo vendido também pelo site eletricos.renault.com.br e retirado nas concessionárias homologadas. Agora, o novo Zoe está à venda em 12 revendas e ainda pode ser comprado on-line. Desde 2013, o elétrico mais vendido da Europa já era comercializado no mercado brasileiro, mas somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade sustentável, como Itaipu, CPFL, MRV, Mercado Livre, entre outras. ** Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2 e nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação WLTP, com exceção das peças de desgaste.
Know-how “made in France”
Berço histórico do Grupo Renault, a França concentra atualmente a parte essencial das atividades de pesquisa, engenharia e produção de seus veículos elétricos. Concebido e fabricado na França, o novo Zoe se beneficia do know-how constantemente renovado das principais atividades do Grupo.O Novo Zoe foi criado pelas equipes do Technocentre da Renault. Localizado em Guyancourt, nos arredores de Paris, o centro de tecnologia reúne todas as competências necessárias à criação de um veículo elétrico: design, pesquisa & desenvolvimento, engenharia, arquitetura da bateria, aprimoramento do motor etc.Desde 2012 o Zoe é produzido na fábrica de Flins (região de Yvelines, área metropolitana de Paris). Na época, a planta ampliou o escopo de suas competências ao realizar, por exemplo, a montagem dos elementos que compõem a bateria. Há 60 anos, a fábrica de Cléon (região de Seine Maritime, noroeste de Paris) representa a expertise do Grupo Renault em matéria de motores e caixas de câmbio. Convertida à produção de motorizações elétricas desde o lançamento do primeiro motor elétrico do Grupo, em 2014, ela produz os principais componentes do grupo motopropulsor elétrico que dá vida ao novo Zoe, a começar por seu motor síncrono com rotor bobinado.O novo Zoe se beneficia de uma plataforma concebida especificamente para receber a bateria de um carro elétrico. O cárter que permite esta integração é produzido na fábrica da Renault em Le Mans (região de Sarthe, a oeste de Paris), assim como os eixos dianteiro e traseiro do veículo.
Design com personalidade marcante
Associando a irreverência da juventude ao dinamismo da idade adulta, o novo Zoe também estabelece um novo patamar em matéria de design. Agora, as formas suaves da geração anterior se associam às linhas com personalidade nitidamente mais marcante, conferindo a ele ainda mais presença e mais conforto para os passageiros.Na frente da carroceria totalmente redesenhada, os contornos do capô esculpido convergem para um losango aumentado e alinhado, que se abre sobre a portinhola de recarga. O novo formato do para-choque integra adornos cromados na entrada de ar frontal, na grade e nos faróis de neblina, valorizando a parte frontal inferior. Já as entradas de ar laterais reforçam as qualidades aerodinâmicas do veículo.
Empregando a famosa assinatura luminosa em formato de C comum a todos os novos veículos da marca Renault, os novos faróis full LED dão a ele um visual expressivo. As dimensões do novo Zoe não mudaram, mas ele agora tem mais presença. Ela se afirma e ostenta as cores da mobilidade elétrica, representadas pela moldura azul em torno dos losangos dos logos da Renault no veículo. Do lado de dentro, os designers do Grupo Renault se dedicaram especialmente à qualidade dos acabamentos, ao conforto e à ergonomia. Já o display de 10 polegadas, disponível desde o primeiro nível de acabamento, é um dos destaques. O revestimento com toque suave e macio e aspecto fosco do painel de bordo redesenhado contribui para o ambiente confortável e com qualidade premium.
Localizado abaixo da tela do sistema multimídia Renault EASY LINK, o console central totalmente retrabalhado integra as novidades tecnológicas lançadas pela Renault no novo Zoe: alavanca de marchas eletrônica, freio de estacionamento automático etc. Na parte traseira, os passageiros sempre desfrutam de uma habitabilidade no melhor nível do segmento, graças a uma elevação central mínima. O porta-malas de 338 litros e o banco traseiro rebatível contribuem para a grande capacidade de carga. Com isso, o novo Zoe responde a todas as situações de uso em família.O projeto do novo Zoe dedica uma parte maior à reutilização dos recursos. Por exemplo, a Renault e seus parceiros conseguiram aplicar o processo histórico da cardagem a um tecido inovador criado a partir de materiais reciclados provenientes da indústria automotiva.
Concebido segundo o conceito da economia circular, sua composição contém em média 50% de aparas de tecido e cintos de segurança, além de 50% de fibras recicladas a partir de garrafas plásticas (PET).Enquanto os materiais sintéticos reciclados são tradicionalmente reservados aos cárteres e outros elementos de proteção do carro, no novo Zoe eles entram pela primeira vez na composição de elementos da cabine, como no tecido do acabamento Zen e nas peças aparentes de plástico injetado. Agora, o novo Zoe conta com 22,5 kg de materiais sintéticos reciclados, um aumento em comparação à geração anterior.