A Fundação Toyota em parceria com a JSL, uma das maiores empresas de logística do País firmaram parceria de apoio ao projeto Águas da Mantiqueira, para restaurar um hectare de floresta no município de Sapucaí Mirim (MG), na Serra da Mantiqueira.
A região é uma das maiores províncias de água mineral do mundo, com aproximadamente 500 km de extensão e passa por municípios de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“Os princípios de sustentabilidade ESG [sigla na língua inglesa: Enviromental, Social and Governance] estão no centro da estratégia da JSL há bastante tempo e essa é uma oportunidade importante, não de apenas mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como para preservar e proteger os ecossistemas relacionados a bacia hidrográfica, fundamentais para as gerações futuras”, analisa Ramon Alcaraz, CEO da JSL.
A iniciativa soma-se a outros esforços para reduzir os impactos das emissões de CO₂, fruto da utilização do diesel no transporte para as fábricas da Toyota, instituidora da Fundação Toyota. A logística comumente chamada de milk run, é um serviço realizado pela JSL em busca da melhor otimização e economia dos processos.
O projeto de neutralizar parte das emissões começou a ser desenvolvido em novembro passado, com o cálculo detalhado da quantidade de CO2 equivalente geradas nessa rota, incluindo os caminhões terceiros que realizam o trajeto. Com base nesses números, as empresas avaliaram, entre as alternativas de neutralização, a que traria o melhor impacto para a sociedade. Com isso, será possível neutralizar 5% das emissões por meio do projeto Águas da Mantiqueira.
A restauração ecológica contribuirá para o desenvolvimento de cerca de 2.500 espécies de plantas nativas e permitirá a absorção de até 200 toneladas de CO₂, além de auxiliar na recuperação de bacias hidrográficas e na conservação da fauna.
“O projeto nos mostra que as áreas naturais são a embalagem perfeita para água, movimentam a economia, o turismo e garantem a saúde de todos os seres. A neutralização de carbono por meio de restaurações ecológicas é a maneira mais eficiente de garantirmos maior qualidade de vida para todos os habitantes da terra.” explica Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
O Projeto Águas da Mantiqueira, que nasceu em 2017, é uma ação desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. 30 pesquisadores atuam em áreas remanescentes da Mata Atlântica, distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) e 51 bacias na cidade mineira de Sapucaí-Mirim. O projeto se estenderá, ainda esse ano, para as bacias hidrográficas de Gonçalves (MG).
O projeto Águas da Mantiqueira contribui direta e indiretamente com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.
Sobre a JSL
Empresa líder no mercado de logística no Brasil, com elevada diversificação de serviços e de clientes. Possui o maior e mais integrado portfólio de serviços como transporte rodoviário de cargas, logística dedicada de cargas rodoviárias, logística de commodities, serviços de armazenagem, distribuição urbana, logística interna e fretamento. Compõem o portfolio da JSL as empresas Fadel, TPC, Transmoreno, Rodomeu e Marvel. www.jsl.com.br
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Há 12 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.
No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.
Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.
Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática.
Para saber mais, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.
Mais informações
Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação