Compra e venda de veículos usados pela internet cresceu. Veja algumas dicas importantes para compradores e vendedores contra anúncios falsos.
15/11/2022 — A compra e venda de veículos usados pela internet cresceu de tal forma nos últimos anos que na prática não há outra forma de fazer negócios. Publicações impressas ficaram caras ou desapareceram e o tradicional boca a boca tem participação pequena, quase simbólica, em geral só entre parentes, vizinhos ou amigos próximos.
Posição do Brasil no ranking de crimes digitais
Anúncios falsos e roubo de dados estão subindo. Isso causa, além de prejuízos financeiros, uma natural preocupação por parte de sites especializados. O Brasil é o segundo país (só atrás do México) em termos de crimes digitais. Três destes sites (iCarros, OLX e Só Carrão) promoveram a Semana da Segurança, de 7 a 13 de novembro últimos, para alertar anunciantes e compradores sobre como se prevenir de golpes online.
Número de golpes de janeiro a julho deste ano
De janeiro a julho deste ano a pesquisa revelou cerca de 5.000 golpes por mês no País. O prejuízo estimado foi de R$ 611 milhões. Nesse total, claro, não estão incluídas as tentativas que certamente atingiram montantes bem maiores. Em torno de dois terços daquele total concentraram-se em furtos de dados pessoais e bancários. Fraudadores aplicam a estratégia de falsos anúncios e intermediários.
Qual principal fator avaliado na compra de um veículo
A pesquisa também indicou que 41% dos respondentes colocam o preço como principal fator de escolha. Para atrair interessados os anúncios mostram preços entre 70% e 80% da tabela Fipe. Quem cai nessa armadilha fica sem o carro e sem o dinheiro adiantado para garantir o negócio. Perfis das vítimas: homens (86%), até 31 anos (55%) e residentes na região sudeste. Modelos mais visados: Gol, Corolla e Celta.
Segurança e transparência na negociação
Michele Vita, CEO do iCarros, apontou segurança e transparência como pilares fundamentais: “Acreditamos que, para ganhar a confiança do cliente, o ecossistema inteiro precisa funcionar. Por isso nos unimos para tornar o debate mais acessível, triplicando o alcance da mensagem contra algo que acontece de forma silenciosa: fraudes no ambiente online. Esse movimento protege e capacita as pessoas que acessam os portais.”
Veja algumas dicas importantes para compradores e vendedores:
- Evite negociar com terceiros como amigos ou parentes. Dê preferência ao proprietário ou a quem irá comprar o veículo.
- Informações devem ser trocadas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas. Evite ambientes menos controlados como aplicativos de mensagens.
- Não confiar somente em fotos. Antes de fechar o negócio marque encontro em locais públicos e movimentados, como estacionamentos de supermercados ou de shoppings. Vá acompanhado e durante o dia.
- Pode ser necessária, em caso de dúvidas, uma vistoria cautelar em empresa credenciada pelo Detran. Se puder, acompanhe o dono do automóvel.
- Pague apenas numa conta bancária em nome do proprietário do veículo, checando antes todos os dados.
- Se está vendendo, as precauções são iguais: confirme os dados bancários da conta.
- Comprador e vendedor devem ir juntos ao cartório fazer a transferência. O Pix ajuda nesses casos por não envolver cheque.
Fernando Calmon
Twitter: @fernandocalmon
Instagram: @fernandocalmonoficial