Frota de veículo elétricos tem aumento de 503% em quatro anos e pode puxar venda de carregadores movidos à energia solar
10 de maio de 2023 — Frota de veículo elétricos, dados do Denatran mostram que o mercado de carros elétricos vem crescendo rapidamente no Brasil. De acordo com o levantamento, houve um crescimento de aproximadamente 503% na frota de elétricos, passando de 24,6 mil em 2019 para 124,4 mil em 2023.
Raphael Brito, sócio e proprietário da Solarprime, comenta que a demanda contínua por carros elétricos já é uma realidade e o mercado de carregadores elétricos tem que acompanhar o aumento no número de eletropostos, que em dezembro de 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, chegou a um total de aproximadamente 2.950 entre públicos e semipúblicos no país.
“A procura por esse tipo de veículo tornou-se mais frequente não só por uma mudança de comportamento e engajamento das pessoas com o meio ambiente, mas também por uma questão de economia”, ressalta Brito.
Em seguida Brito explica que utilizar um carro elétrico pode ser mais vantajoso e econômico. “Isso porque o consumo médio de um veículo elétrico varia de 15 kWh a 25 kWh para cada 100 km. Portanto percorrer mil km pode custar, por exemplo, entre R$ 105 e R$ 175, isso considerando uma tarifa média de R$ 0,70/kWh. Dos modelos disponíveis no Brasil, a autonomia varia de 150 km a 530 km com uma carga completa. Considerando o valor médio da gasolina no país, de R$ 5,51 e uma média de 12 km por litro, seria preciso desembolsar um valor de cerca de R$ 457 para abastecer um carro a combustão”, explica.
Raphael Brito, ressalta que no futuro, com as mudanças de comportamento e paradigmas, será possível abastecermos os veículos a custo zero. “Abastecer um veículo mesmo pagando a eletricidade já é vantajoso. Agora imagine se o consumidor gerar a própria energia solar em casa ou num estabelecimento comercial. O custo a longo prazo será praticamente zero”, enfatiza Brito.
Melhor trimestre da história para carros eletrificados
Assim sendo março foi considerado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico como o melhor mês da série histórica da instituição iniciada em 2012. Segundo a ABVE, o mercado brasileiro de veículos leves eletrificados emplacou 5.989 unidades em março, crescimento de 55,5% em relação a março de 2022 (3.851).
Assim os números de março também confirmam o primeiro trimestre de 2023 como o melhor primeiro trimestre da série histórica, com 14.787 eletrificados leves vendidos — 50% a mais do que o mesmo período de 2022 (9.844).
Certamente o número de eletropostos tem aumentado e a previsão do setor, segundo a ABVE, é de que haverá pelo menos 10 mil até 2025.
“O aumento no número de eletropostos tem puxado as vendas de carregadores na Solarprime. Em 2023, por exemplo, temos a previsão de comercializar cerca de 800 carregadores movidos à energia solar, sendo 40% do tipo monofásico e 60% trifásicos. A projeção é que até 2024, a empresa possa vender mais de 2 mil unidades, com previsão de aumento aproximado de 150%”, revela Brito.
A Solarprime comercializa dois tipos de carregadores: o monofásico de 7,4 kW que tem tempo de carregamento total varia entre 6 horas e 12 horas, dependendo do tamanho da bateria do veículo, e o trifásico de 22 kW com o tempo de carregamento total menor, que varia entre 2 horas e 5 horas, a depender também da dimensão da bateria do veículo.
Mais informações sobre a Solarprime, acesse o site.
Horácio Busolin Júnior
Angelo Sastre