Empresa aposta em crescimento em São Paulo com a compra da Menil Autopeças
FORTBRAS – Menos de um ano após ter seu controle adquirido pelo fundo de private equity Advent International, empresa inicia projeto de consolidação de mercado com aquisição da MENIL Autopeças, de Ribeirão Preto. Esta transação marca o fortalecimento da Fortbras no estado de São Paulo
A FORTBRAS, dona das marcas Javali, Pegasus, Soma, T-Brasil e Total, anunciou, em julho, a aquisição da MENIL Comércio de Peças Ltda., empresa de Ribeirão Preto com oito pontos de venda e cerca de sete mil clientes em importantes cidades do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos, entre outras. Os detalhes financeiros do acordo não foram revelados.
A aquisição da MENIL representa um importante passo na estratégia de crescimento da FORTBRAS, proporcionando à empresa presença mais relevante no interior do estado de São Paulo, onde a FORTBRAS contava até então com apenas uma filial em Campinas. Além disso, o acordo permite a diversificação do portfólio da FORTBRAS, em especial na linha mecânica, fortalecendo o princípio da Fortbras de atender seus clientes, e em especial o aplicador na oficina mecânica, em todas as suas necessidades de forma rápida e eficiente.
Com faturamento de aproximadamente R$ 500 milhões em 2016, a FORTBRAS conta com 18 filiais em 13 estados nas diferentes regiões do país, comercializando mais de 40 mil itens e atendendo 25 mil clientes. “Desde que assumimos a empresa, temos procurado expandir as operações, estruturar melhor nossos processos e formar uma boa equipe que execute nossa estratégia de crescimento acelerado. Introduzimos novas linhas de produtos, estamos abrindo novas filiais, investindo em sistemas de informação e logística”, informa Roberto Szachnowicz, CEO da Fortbras.
“Agora com a MENIL, devemos aumentar o portfólio para mais de 50 mil itens, atenderemos cerca de 30 mil clientes. Junto com as demais iniciativas da empresa, estimamos um forte incremento de receita este ano apesar do ambiente econômico incerto”, acrescenta Roberto.
Segundo o executivo, o modelo vitorioso da Fortbras, alicerçado na regionalização, na agilidade e na independência das operações, será mantido também na Menil, mantendo sua marca, princípios, estrutura e equipe. “Esse modelo criado pelos fundadores vem sendo a base do forte crescimento da empresa”.
Ele adianta que o Grupo Fortbras vem avaliando outras oportunidades de aquisição seletivas no mercado de distribuição e varejo de autopeças. “Vamos continuar crescendo de forma orgânica e também por meio de aquisições, já que este mercado ainda é bastante fragmentado, oferecendo grande potencial de consolidação”, reforça.