Varejo Nacional – Associação Comercial de São Paulo (ACSP) repercute os dados do comércio brasileiro divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
“A alta de 2% em 2017, no varejo restrito, surpreendeu de forma positiva, superando ligeiramente nossa expectativa, que era de aumento de 1,5%. É um resultado para ser comemorado. Contudo, não podemos nos esquecer de que esse desempenho não supera as perdas dos últimos dois anos, quando o varejo caiu mais de 10%”, analisa Marcel Solimeo, superintendente institucional da ACSP.
Black Friday
Em relação às vendas de dezembro, que cresceram 3,3% sobre o mesmo mês do ano anterior, Solimeo destaca que é consequência da introdução da Black Friday no calendário varejista. “A Black Friday mudou definitivamente a sazonalidade do comércio no fim de ano. Dezembro costuma ser o mês mais forte para o setor, mas cresceu menos do que em novembro, quando as vendas subiram 6% na mesma base de comparação. A Black Friday redesenhou ― aparentemente de maneira irreversível ― a sazonalidade do varejo no último trimestre do ano”.
O superintendente acrescenta que a Black Friday não é necessariamente um problema para as vendas de Natal. “Para o varejo, o que interessa é vender. A Black Friday vem antecipando vendas do Natal, fazendo com que ele seja mais fraco. Mas não houve prejuízos, e isso é importante ressaltar”, diz.