Dois anos após ser lançada na Europa, é a vez da América Latina receber a nova geração de caminhões da Scania, que chega ao mercado brasileiro no início de 2019. Fruto do ciclo de investimento de R$ 2,6 bilhões (US$ 700 milhões) de 2016 até 2020, o maior aporte da empresa no País que vem sendo utilizado no projeto, na preparação da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde já estão sendo produzidos, e na rede de concessionárias. A nova geração de caminhões traduz o novo posicionamento da marca, que se define não mais como uma montadora de veículos, mas uma empresa de soluções para o transporte.
“A nova geração de caminhões dá as boas-vindas a uma jornada sem precedentes anunciada há dois anos pela Scania, quando firmou seu propósito de liderar a mudança do transporte para que ele se torne mais sustentável”, declarou o presidente e CEO da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski, na noite de segunda-feira, 29, durante a apresentação dos caminhões à imprensa especializada.
Podgorski também foi um dos responsáveis pela introdução da linha na Europa, em 2016, quando ocupava o cargo de vice-presidente global de vendas. O projeto, que por lá atende as normas Euro 6 de emissões, demorou 10 anos para ficar pronto – desde a sua concepção até o lançamento – e consumiu 2 bilhões.
“A linha é completamente nova e feita sob medida. Viramos tud o do avesso, tudo é novo e nada ficou intocável”, afirma Alexander Vlaskamp, atual VP global de vendas e que veio ao Brasil especialmente para o lançamento.