O lançamento, no ano passado, de versões mais leves dos novos Volkswagen Delivery mexeu com a liderança do segmento de caminhões enquadrados nas categorias de comerciais leves (abaixo de 3,5 toneladas de peso bruto total) e semileves (PBT 3,5 a 6 toneladas). Agora com três novos modelos inseridos nos dois segmentos, algo que não existia até 2018, no primeiro trimestre deste ano a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) tomou a frente da Mercedes-Benz com seus Sprinter chassi-cabine, vendidos para serem implementados com caçambas ou baús.
A Mercedes-Benz revela que no primeiro trimestre de 2019 foram emplacados cerca de 400 Sprinter chassi-cabine, nos segmentos de comerciais leves e caminhões semileves, o que resulta em crescimento de 87% sobre o período janeiro a março de 2018.
Nesse mesmo intervalo do começo de 2019, a VWCO agora reclama para si a liderança com participação de 28% nas vendas da inexistente categoria de caminhões de 3 a 3,5 toneladas, com 689 emplacamentos do Delivery Express, que tem PBT de 3,5 toneladas. O volume já seria suficiente para vencer todos os Sprinter chassi-cabine vendidos no período, mas a VWCO também vendeu no primeiro trimestre 387 unidades dos novos semileves Delivery 4.150 e 6.160, totalizando portanto pouco mais de mil veículos vendidos nos dois segmentos mais leves do mercado brasileiro de caminhões.
O Delivery Express começou a ser vendido em junho do ano passado e desde então 2 mil unidades já foram emplacadas. Como se enquadra na categoria de veículo comercial leve, o caminhão pode ser dirigido por motoristas com habilitação “B”. Outra vantagem é o rodado simples nas rodas traseiras, com tarifação menor nos pedágios. O veículo também já pode ser comprado implementado de fábrica pela Randon, com caçamba para carga seca ou baú.