A venda à Caoa da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) está prestes a ser anunciada. Além de produzir caminhões leves da marca norte-americana, o grupo brasileiro pretende fazer pesados da linha Xcient, da Hyundai, segundo fontes ligadas à negociação.
O mais cotado para ser o primeiro produto dessa nova fase é o cavalo-mecânico P440. Ele disputaria compradores com modelos da Mercedes-Benz, Scania e Volvo, entre outras marcas.
Há tempos a Caoa vem estudando a viabilidade de produzir caminhões semi-pesados e pesados no Brasil. O grupo já fabrica os leves HR e HD80 em Anápolis (GO).
Recentemente circularam na internet fotos de unidades do cavalo-mecânico Xcient P440 e do leve Mighty no pátio onde a Caoa movimenta veículos importados na cidade goiana.
A possibilidade da compra da fábrica da Ford, portanto, surgiu como uma solução sob medida para os planos da Caoa. Ao concretizar o negócio, o grupo pode transforma a fábrica do ABC paulista em uma plataforma de exportação da linha de caminhões da Hyundai.
Além de atender o mercado brasileiro, a planta poderá fornecer caminhões da marca sul-coreana para outros países da América do Sul. Os modelos Hyundai Xcient, aliás, já são vendidos no Uruguai e no Paraguai. Países com os quais o Brasil mantêm acordos bilaterais de comércio.