A Black Friday e o comércio eletrônico no Setor de Autopeças

O dia 24 de novembro, a sexta-feira das grandes promoções, deve movimentar as vendas de autopeças no Brasil.

Tradicional evento do comércio nos Estados Unidos, a Black Friday já conquistou seu espaço também por aqui, no Brasil. E, em um momento no qual o comércio eletrônico cresce no Setor de Reposição Automotiva, a data se tornou um potencial aliado dos distribuidores e varejistas de peças e partes, sobretudo, nas vendas online.

Os preços promocionais e as vantagens nas compras já tiveram destaque nos anos anteriores – apesar do momento da economia – e, em 2017, devem alcançar um novo patamar. Os números devem ser puxados para cima devido ao constante crescimento de toda a cadeia ao longo deste ano.

Em 2017 o Setor de Autopeças conta com um movimento mais perceptível em busca de maior presença online. O Grupo Universal/Univel e a Centerparts são exemplos de empresas que investiram nesse modelo de negócios. Além de grandes distribuidoras que já estiveram presentes na Black Friday em 2016 e contam com seus próprios ambientes virtuais, neste ano deve haver participação de mais varejos em plataformas como o Mercado Livre, por exemplo, onde os pequenos e grandes varejistas vendem seus produtos.

Vai participar? Fique atento a essas dicas: 

A primeira coisa que deve ficar clara para quem vai participar vendendo pela internet é que deve haver um planejamento adequado. Os consumidores buscam, cada vez mais, informações sobre quem está vendendo para garantirem uma compra segura.

De acordo com dados da Ebit — empresa que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais, gerando dados e táticas para o mercado online —, a Black Friday tem crescido nos últimos três anos em termos de faturamento, ticket médio e quantidade de pedidos, tendência que deve se manter em 2017.

Mas, ao contrário de outras datas de grande movimento no comércio, como Dia dos Pais e Dia das Crianças, na Black Friday as pessoas têm somente um dia para comprar o produto ou serviço que você oferece. Por isso, é importante que empresários e prestadores de serviço planejem e executem tudo o que puderem com antecedência, deixando os dias mais próximos e a própria data para ações que requerem mais urgência.

Além disso, outra característica da Black Friday é a antecipação da expectativa. É necessário despertar o interesse dos potenciais clientes nas semanas anteriores à data para conseguir boas vendas quando ela chegar. Por esse motivo é preciso ter, também, uma estratégia de divulgação organizada.

Black Friday – Faça o certo e não perca clientes:

Quando a Black Friday chegou ao Brasil, as más práticas de algumas empresas causaram revolta nos consumidores. Isso porque algumas lojas aumentavam o preço nas semanas anteriores à data para depois diminuí-los, dando uma falsa impressão de desconto, fazendo que os clientes pagassem “a metade do dobro”.

Por conta disso, surgiram ferramentas como o selo Black Friday Legal e o site de preparação para a Black Friday do Buscapé, que permite ao consumidor monitorar os preços nos últimos meses e identificar o decréscimo real no valor do produto.

Black Friday – Faça promoções reais

Para evitar as más práticas, pense em criar promoções reais, que você possa cumprir. Oferecer descontos não planejados pode deixar você no prejuízo; já promoções enganadoras acabarão com a credibilidade da sua marca.

A sugestão da coordenadora de marketing da ANYMARKET, Ana Maria Cimadon Garcia, é o lojista “negociar com fornecedores, calcular os seus preços corretamente e oferecer descontos reais e atrativos”.

A Black Friday brasileira pode ter ganhado o apelido pejorativo de Black Fraude pelas más práticas de algumas empresas, mas continua sendo uma das datas que mais movimentam o comércio eletrônico no país.

Por isso, planeje-se desde agora para a data e aproveite esse dia para vender mais, fazer novos clientes e fidelizá-los.

Fonte: Resultados Digitais e Ebit

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