Ambiente de inovação é marca do Brasil Investment Forum (BIF) 2021

114

Pela primeira vez em formato online, o fórum de investimentos trouxe inovação no formato e nos debates qualificados, voltados a investidores. Veja os destaques do primeiro dia do evento internacional

Um ambiente de inovações com potencial para gerar mais negócios, promovendo sustentabilidade e adaptação ao contexto da crise da Covid-19. Esse foi o clima do primeiro dia do Brasil Investment Forum – BIF (Fórum de Investimentos Brasil, em português), ocorrido nesta segunda-feira (31/05), em plataforma virtual. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi o destaque do primeiro dia, participando da abertura da quarta edição do maior fórum sobre a atração de investimentos estrangeiros da América Latina, a primeira realizada de forma online

O evento internacional estreou com a participação de mais de 6 mil inscritos, de 101 países. A expectativa é que, ao longo dos dois dias de duração, o BIF, crie condições únicas para a tomada de decisões em investimento, desenvolvimento de parcerias e expansão de operações já existentes no Brasil.  Durante o evento, serão apresentados aos participantes 60 projetos de investimentos, com valor estimado de US$ 72,5 bilhões, e a expectativa é que, a partir do fórum, sejam anunciados US$ 50 bilhões em investimentos entre 2021 e 2022, com potencial de geração de 22 mil empregos. Os dados foram destacados pelo Presidente Jair Bolsonaro em sua fala.

Toda a programação do fórum foi transmitida de forma online, e ainda foram oferecidos serviços de matchmaking entre os participantes, via plataforma digital. Investidores tiveram acesso à apresentação de projetos públicos e privados no Brasil com alto potencial de atratividade. Já no primeiro dia de evento, o sistema de networking da plataforma virtual foi palco de reuniões com autoridades governamentais federais e estaduais de alto nível.

Além dos encontros promovidos por essa edição, a programação do BIF incluiu uma keynote session, duas sessões paralelas e quatro painéis, reunindo palestrantes que compartilharam conhecimentos capazes de ajudar na identificação de desafios, avanços e oportunidades. A ideia foi promover parcerias e projetar futuros cenários de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no Brasil. 

A abertura do BIF 2021 contou com a participação do Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Pestana; do Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maurício Claver-Carone; e do Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França. As autoridades reforçaram o amplo comprometimento com a agenda de reformas e com novos investimentos, que exercem papel essencial nos movimentos do país em direção a um crescimento sustentável e equilibrado. 

O Presidente Jair Bolsonaro enfatizou que o atual governo tem compromisso com as reformas e os projetos estruturantes para reduzir o custo-Brasil: “Trata-se de aperfeiçoar normas e políticas para melhorar o ambiente de negócios. Para isso, desenhamos soluções tributárias que asseguram a estabilidade macroeconômica em contexto de desafio orçamentário.” Ainda segundo o presidente, o Governo Federal planeja, “a um só tempo, maior abertura e liberdade econômicas, mais competição e maior estímulo à iniciativa privada, reservando ao Estado, ao mesmo tempo, o papel que lhe cabe nas várias políticas públicas essenciais ao desenvolvimento”. 

Brasil Investment Forum

O Brasil Investment Forum (BIF) é organizado pela Apex-Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo Federal. O fórum conta com o patrocínio oficial da BRF e da Itaipu Binacional, além do patrocínio da Petrobras e da Smar Technology Company.

Fonte: BIF 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.