A Audi pôs em funcionamento uma nova oficina de pintura automotiva em operação na sua planta em Ingolstadt, Alemanha.
O Membro do Conselho Administrativo para Produção, Prof. Dr. Hubert Waltl, inaugurou o prédio de 12.000 metros quadrados, com o Diretor da Planta, Albert Mayer e o Presidente da Comissão de Trabalhadores do Grupo, Peter Mosch. Até 900 carrocerias de automóveis por dia poderão ser pintadas nos três pisos do prédio.
Graças à uma tecnologia sustentável, os modernos equipamentos de aplicação conservarão os recursos utilizados, e os locais de trabalho projetados de forma ergonômica tornarão o trabalho dos funcionários mais fácil.
São aproximadamente 200 colaboradores que atuarão na nova oficina de pintura, em três turnos, apoiados por 54 robôs de pintura, 36 de manipulação e oito de limpeza. A instalação dos equipamentos foi iniciada em março de 2015, e a cerimônia de finalização da construção foi realizada em julho.
pintura automotiva Audi-A4-4857
Já a operação em série foi iniciada em março de 2016, após um período de dois anos de construção. Atualmente, 650 carrocerias de automóveis são pintadas no local todos os dias; a capacidade máxima diária é de aproximadamente 900 carros e deverá ser alcançada até o final do ano. Os modelos Audi A4 e A5 são pintados atualmente na nova oficina, seguidos pelo A3 e Q2.
O espaço é uma das instalações mais sustentáveis do mundo, devido ao uso de tecnologias de última geração, como recirculação do ar, separação a seco e depuração do ar de exaustão.
Essas medidas permitirão obter uma significativa redução no uso de recursos, para que o consumo de energia e de água por carro seja reduzido em até 20%.
A recirculação do ar também ajudará a reduzir as emissões de CO2 por carro pintado em até 30%, ao passo que a depuração do ar de exaustão reduzirá as emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs) em até 90%.