Banco ou Corretora de Valores? Onde devo investir?

Banco ou Corretora – Hoje no Brasil mais de 90% dos recursos que estão aplicados em alguma modalidade de investimento estão nos bancos. Este dado para muitos seria mais que suficiente para afirmarem que aplicar em banco é melhor. Mas calma, vamos analisar melhor caso a caso e então, ao final, poderemos tirar juntos uma melhor conclusão.

Os grandes bancos que hoje conhecemos operam na modalidade de bancos comerciais. O que isto quer dizer? Que para essas instituições o foco de trabalho está voltado em empréstimos, ofertas de cartão de crédito e outros produtos do banco. E quando tratam de investimento, apenas oferecem seus próprios produtos, sem dar muita liberdade de escolha ao cliente. Vamos tomar como exemplo um valor depositado em conta corrente, normalmente este valor em conta não sofre nenhuma remuneração mensal, mas os bancos se utilizam desses valores para realizar empréstimos, isto mesmo, eles usam o seu capital para emprestar a juros altos no mercado sem repassar nenhuma remuneração para seus clientes. O caso fica ainda pior quando a pessoa que tem conta utiliza o conhecido cheque especial, são cobradas taxas de juros acima de 10% ao mês enquanto temos uma taxa de juros (Selic) de 5% ao ano.

Banco ou Corretora

No caso das Corretoras de Valores, o trabalho se dá de forma diferente. Quando se abre uma conta em uma corretora o valor depositado nesta conta fica de forma transitória até este valor se alocado em alguma aplicação. Então meu dinheiro não fica na corretora? Correto, não fica. Ao aplicarmos em Fundo de Investimento, por exemplo, o recurso vai para uma conta em um outro banco que faz a custódia deste valor. O recurso passa a ser usado pelo gestor do fundo que tem como objetivo trazer melhor rentabilidade aos seus clientes dentro de sua estratégia. As corretoras são apenas intermediárias desta negociação, o que esclarece a dúvida de muitos se a corretora falir você não perde o capital investido apenas terá que realocar as suas aplicações para outra corretora. Outra vantagem das corretoras é a chamada arquitetura aberta, que significa que são ofertados a seus clientes várias opções de investimento que existe no mercado, não apenas os produtos só da corretora como fazem os bancos.

Gostou da informação? Então nos escreva para

alexbcruz@bpinvest.com.br , iremos tirar suas dúvidas pessoais.

Alexandre Cruz, Assessor de Investimento

Certificação ANCORD