BMW esclarece algumas dúvidas pertinentes sobre os carros elétricos, tais como, autonomia, carregamento e até se “dão choque”
Os carros elétricos já são uma realidade no Brasil e cada vez mais ganham as ruas do país. A BMW, pioneira na eletrificação da sua frota e que possui o portfólio de veículos elétricos mais completo e eficiente do país, decidiu esclarece dúvidas pertinentes sobre os carros elétricos, que existem em torno desses modelos, que ainda aguçam a curiosidade de muitos brasileiros. Ao todo, o BMW Group Brasil tem seis modelos 100% elétricos no Brasil, incluindo o BMW iX, o carro elétrico com maior alcance no país. Afinal, há vantagens em adquirir um carro elétrico? Confira abaixo!
Autonomia ou alcance
O primeiro mito que cerca os carros elétricos se refere ao quesito autonomia ou alcance. Com baterias cada vez mais modernas e avançadas, assim como os sistemas para gerenciamento do sistema e regeneração, o alcance dos carros elétricos tem crescido. A BMW tem os carros elétricos mais eficientes do país, de acordo com o Inmetro. Os quatro primeiros carros elétricos com maior alcance do Brasil são da marca. Líder isolado, o BMW iX xDrive50 Sport segue sendo o único carro a ultrapassar a barreira dos 500 quilômetros de alcance, totalizando 528 quilômetros de alcance. Recém-lançado, o BMW i7 é o sedã super premium com maior alcance do Brasil, com 479 quilômetros. O BMW iX M60 completa o pódio com 431 quilômetros, seguido pelo BMW i4 eDrive40, que tem alcance de até 422 quilômetros.
Lentidão para recarregar
O veículo eletrificado evita a interrupção da mobilidade, pois carrega em momentos oportunos: à noite ou quando o cliente vai ao shopping, cinema, mercado. Mesmo quando conectado a uma tomada doméstica, na qual a recarga possa levar uma noite inteira, o proprietário do veículo elétrico sempre terá a sensação de “tanque cheio”. Com as “BMW wallboxes” (estações de recarga), que acompanham todos os veículos elétricos e híbridos BMW vendidos no Brasil, o tempo de carregamento completo pode ser reduzido para minutos ou poucas horas, dependendo do nível de carga do início do processo.
Prejudicial ao meio ambiente
São muito melhores, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como é o caso do Brasil. Mas, mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente. O lema da BMW é que cada veículo elétrico do grupo deve ter um impacto menor em relação a um carro à combustão semelhante. Isso garante-se com uma abordagem circular, incluindo todos os fatores relevantes tais como cadeia de suprimentos, produção, vida útil e reciclagem.
Mais caros que veículos com motor à combustão
O custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros. Quanto mais utilizado, mais rápido haverá retorno do investimento. O Brasil possui excelentes condições para o proprietário do carro elétrico. IPVA reduzido ou zerado em diversos estados, custo de energia competitivo e infraestrutura de recarga totalmente gratuita, além de isenção de rodízio na maior cidade do país.
Dão choque
Cada vez que uma nova tecnologia desenvolve-se, as pessoas a enxergam com ceticismo. “Posso confiar nisso?” As baterias dos veículos BMWi são testadas para inundações uma a uma antes de equiparem os nossos veículos. No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria imediatamente desliga, para que não haja risco de choque elétrico aos ocupantes ou prestadores de serviços de emergência. Com o sistema completamente blindado e a prova d’água, os carros elétricos andam até em zonas alagadas sem qualquer tipo de problemas.
Solução “paliativa”
Parece inevitável que a era dos carros com motor à combustão termine no futuro, não apenas pela natureza finita dos recursos petrolíferos. No momento, não é possível prever se os carros elétricos e híbridos plug-in vão dominar o mercado. O certo é que a experiência ao volante, os custos cada vez menores e as mudanças fundamentais na mobilidade farão com que os veículos totalmente elétricos desempenhem um papel importante no futuro. O pioneirismo do Brasil em vender carros elétricos no Brasil conquistou novos clientes a BMW. Não é à toa que temos a linha de carros elétricos mais completa do país.
Não são divertidos ao dirigir
“É divertido dirigir um carro elétrico?” A resposta é com certeza! As acelerações impressionantes deixam qualquer um boquiaberto. Centro de gravidade baixo, torque imediato e regeneração automática de energia são a fórmula perfeita para muita diversão! O BMW iX M60, por exemplo, tem até 619 cv de potência e até 1.100 Nm de torque com Launch Control ativado. Aliás muito divertido!