Os brasileiros Pedro Luiz Scopino e Ricardo Cramer, associados à rede de oficinas global Euro Repar, conquistaram o terceiro lugar na 1ª Edição da Euro Repar World Cup, cuja final foi realizada recentemente na França. A competição testou, inicialmente, o nível de conhecimento de 4 mil profissionais de outros 23 países através de provas teóricas e práticas.
Ao todo, cinco nações foram classificadas para a etapa final: Brasil, Espanha, França, Marrocos e Turquia. Para garantir a vaga, duas oficinas representantes de cada País passaram por avaliações rigorosas que verificaram também o grau de preparo dos competidores em assuntos ligados à administração dos negócios.
“É uma maneira de eleger as empresas com a nossa bandeira que adotam as melhores práticas e que possam servir de exemplo para outras oficinas da rede”, explica Eduardo Grassiotto, presidente da Euro Repar Car Service no Brasil.
Embora os primeiros lugares no pódio tenham ficado para a Espanha e França, países onde a Euro Repar atua há aproximadamente dez anos, a vitória do Brasil evidencia a alta performance de seus profissionais e os bons frutos de uma parceria iniciada há pouco mais de um ano.
As provas da final ocorreram em quatro etapas, — com testes em dupla e individuais— que avaliaram o nível de conhecimento dos profissionais em diferentes situações associadas ao cotidiano das oficinas.
Para Pedro Luiz Scopino, sócio-proprietário da Auto Mecânica Scopino, representar o Brasil em uma competição internacional foi uma honra. Mas a disputa pelo pódio não foi fácil.
“Não sabíamos o que iríamos enfrentar do outro lado. Como foi a primeira copa, não havia um histórico do que deveria ser estudado. As maiores dificuldades foram nas provas que envolviam veículos que ainda não chegaram ao Brasil. Além disso, o idioma e o frio intenso também foram obstáculos”, comenta.
Para Ricardo Cramer, sócio-proprietário da Aires & Filhos, o desafio foi motivador e promoveu uma excelente troca de experiências com os demais participantes, além dos conteúdos aprendidos in loco.
Cramer e Scopino trabalharam juntos em uma das etapas da Euro Repar World Cup e impressionaram os avaliadores com a sinergia e cooperação tipicamente brasileira.
“Foi muito bom trabalhar com o Scopino. Nossa sintonia é muito boa”, resume Cramer, que frisa a importância de ter participado da competição.
“O maior ganho foi a troca de informações e aprendizados. Desenvolvi uma visão diferente do mercado. A tecnologia e os carros são diferentes. Aqui, vou aplicar o que aprendi na competição e com os outros participantes sobre o funcionamento da Euro Repar em outros países”, diz Cramer.