BYD supera Tesla em vendas e se torna marca de veículos elétricos mais vendida globalmente no primeiro semestre de 2022
A BYD superou Tesla em vendas de elétricos no primeiro semestre de 2022 e se tornou a líder global a maior vendedora global de carros elétricos. No primeiro semestre deste ano, alcançou a expressiva marca de 641.350 unidades comercializadas. Desta forma, a BYD superou a Tesla, até então primeira colocada no segmento. Para se ter ideia, foram vendidos quase 90 mil veículos a mais do que a concorrente nos primeiros seis meses de 2022. O resultado semestral também representa alta de 315% em comparação ao mesmo período de 2021.
“Ao longo dos anos, a BYD segue firme seu propósito de liderar a transição a economia verde e o desenvolvimento sustentável para mitigar as mudanças climáticas. Acreditamos na solução integrada da energia solar fotovoltaica com os veículos elétricos. Queremos mostrar ao mundo que é possível termos um futuro de baixo carbono com muitos empregos verdes na nova indústria sustentável”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.
Junho impulsiona crescimento nas vendas
Junho foi significativo para que a BYD alcançasse o feito no mercado. Foram comercializados 134.036 veículos eletrificados, aumento de 162,7% em relação ao mesmo mês de 2021. Aliás, os principais modelos da marca tiveram destaque em junho.
Destaque para SONG, que teve 32.658 unidades no mês. Isso representou alta de 116%. Outro excelente resultado foi alcançado pelo sedan de luxo elétrico HAN EV, com 25.439 unidades vendidas. O modelo foi apresentado recentemente no mercado brasileiro e já teve esgotado o primeiro lote de pré-venda — suas vendas terão início agora no segundo semestre.
Primeiro veículo de passeio comercializado pela BYD no Brasil, o TAN EV, SUV de sete lugares 100% elétrico, registrou 8.134 unidades comercializadas globalmente. Outros ótimos resultados alcançados em junho ocorreram por meio do YUAN (19.731 unidades vendidas) e o sedan QIN (26.623 veículos comercializados).
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil. Em abril de 2022, a empresa lançou seu segundo automóvel elétrico no Brasil, o sedã premium HAN EV, ícone da marca que representa verdadeira referência em segurança, tecnologia, luxo e conforto. Ainda em abril, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.
Informações à Imprensa
BYD Brasil — Automóveis