Uso da capacidade instalada é o maior em 5 anos

521

A atividade industrial apresentou recuperação em outubro, com aumento na produção e na utilização da capacidade instalada. De acordo com o levantamento Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado no fim de novembro, o índice de evolução da produção passou de 48,8 pontos em setembro para 55,2 pontos em outubro. Em outubro de 2018, o indicador estava em 54,7 pontos – pela metodologia da pesquisa, valores acima de 50 indicam alta.

“Os dados da Sondagem Industrial de outubro mostram continuidade da melhora de atividade do setor e, mais do que isso, uma aceleração deste processo. Os dados de atividade não só são amplamente positivos como também superam o observado no mesmo mês de anos anteriores”, afirma a confederação, que observa que a sazonalidade no período é favorável, visto que a atividade industrial costuma aumentar na passagem de setembro para outubro.

capacidade instalada, CNI, recuperação no emprego

Já a utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 69% para 70%, o maior nível em cinco anos. No mesmo mês do ano passado, também estava em 69%. “A maior utilização da capacidade instalada é fundamental para a continuidade da recuperação da economia brasileira, a medida que estimula novas contratações e investimentos”, completa o estudo.

A recuperação no emprego, porém, não segue o mesmo ritmo. O índice que mede a evolução no número de empregados passou de 49 pontos para 49,5 em outubro, o que ainda mostra uma retração. Em outubro de 2018, estava em 50. Houve ainda redução na evolução dos estoques, de 50,4 em setembro para 50,1 no mês passado. Era 50,7 pontos em outubro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.