Como abater 50% do IPVA 2023 de carro elétrico em São Paulo
15 de fevereiro de 2023 – Em meio a alta do IPVA em 2023, os paulistanos que possuem automóveis eletrificados tem uma boa notícia. Este ano, graças a uma mudança na lei municipal vigente, todos os veículos híbridos e elétricos, independente do preço do veículo, são contemplados com a isenção da porcentagem da prefeitura e devem arcar, somente, com a parte estadual do imposto.
De acordo com Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, a isenção da porcentagem da prefeitura era apenas para modelos de veículos eletrificados até R$150 mil. “Na nova lei, o desconto abrange todos os modelos sem limite de preço.” O crédito estará disponível no exercício seguinte do IPVA pago, até 103 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Na cotação do ano de 2022, o teto no imposto fica até R$ 3.291,91.
Como conseguir o desconto?
De acordo com Cafici, o veículo e o proprietário devem estar em conformidade com requisitos mínimos dos órgãos responsáveis. “Precisa estar regular e cadastrado no Renavam com o código que indique o uso de eletricidade exclusiva, carros elétricos, ou com associação de outros combustíveis, veículos híbridos. Além disso, o proprietário não pode estar inscrito no Cadin Municipal”, explica.
O crédito estará disponível no ano seguinte do quitamento do IPVA para veículos de até cinco anos. Nestas condições, quem pagou o IPVA de 2022 pode receber crédito ainda este ano.
Qual o canal de atendimento?
O proprietário deve entrar em contato com a prefeitura de São Paulo no portal de atendimento 156. E então enviar o código Renavam, placa do veículo, número da conta e da agência bancária do beneficiado ou o número de cadastro do imóvel para receber o crédito. Além disso, ainda dados do proprietário. A prefeitura afirma que em 120 dias deve atender a solicitação.
InstaCarro
Fala Criativa
Photo by Gustavo Fring