Carros elétricos será mesmo uma boa aquisição?

344

Os carros elétricos tem sido uma opção de locomoção ecológica e sustentável, os mesmo tem como objetivo reduzir as emissões de Co2 a fim de melhorar a qualidade do ar e diminuir a poluição urbana e eliminar a dependência de combustíveis fósseis.

A procura por esse tipo de veículo vem aumentando, a expectativa é que até em 2040 mais da metade dos veículos no mundo sejam de carros elétricos. A frota mundialmente já passa de 3 milhões, apenas no último ano, ouve um amento de 60% nas vendas principalmente na China.

A expectativa é que com o passar dos anos, seus fabricantes reduzam os preços, para que fique mais acessível a população, pois a aquisição de um veículo elétrico não é barata. Pois os mesmos são produzidos em pequenas séries e ainda possuem uma tecnologia cara, que faz com que seu valor seja elevado. Uma pesquisa feita pela Nissan diz que 80% dos compradores da America Latina, inclusive o Brasil teriam um se o preço fosse compatível com um carro tradicional.

A verdade é que os carros elétricos ainda tem suas vantagens e desvantagens como um carro tradicional:

Vantagens:

Ausência de barulho e redução da poluição: É indiscutível que o carro elétrico tem potencial para diminuir a poluição nas grandes cidades, seja a poluição sonora com sua ausência de barulho como a poluição do ar reduzindo gases poluentes nas grandes cidades.

Eficacia Superior: Basta um toque no acelerador e a energia é entregue imediatamente as rodas, sem desperdício.

Baixo custo de utilização: A eletricidade é mais barata que os combustíveis fosseis. E o custo por quilômetros rodados é quase de 50% inferior se comparado com os modelos de combustão. Lembrando que os elétricos não precisa de troca de óleo e não tem sistema de escape.

Menor carga tributária: Diversos países oferecem impostos reduzidos e outros subsídios para aquisição de um veículo desse modelo.Visando facilitar a expansão deles no mercado.No Brasil, o governo federal zerou o imposto para importação de automóveis movidos à eletricidade ou hidrogênio.

Geradores ambulantes: É normal pensar em carros elétricos como grandes sugadores de energia que a todo momento precisa ser carregado, por um lado essa premissa é verdade, porém em tese eles também podem desenvolver energia para casas, ruas e até hospitais em situação de emergência.

Carros elétricos será mesmo

Para os projetos de mobilidade no futuro os mesmo são vistos como geradores ambulantes e os proprietários desse tipo de veículo serão pequenos comerciantes de energia se instalarem carregadores de duas vias, recarregando suas baterias de madrugada, quando as taxas de energia são mais baratas, e as vendendo de volta para a rede se forem conectadas durante as horas de pico.

É claro que isso demandará uma legislação específica, mas essa estratégia poderá ser uma arma a favor do equilíbrio geral do fornecimento de energia elétrica.

Desvantagens:

Alto custo de aquisição: Como já foi mencionado acima, não é barato sua aquisição.

Autonomia limitada: Os modelos mais em conta de carros elétricos oferecem uma autonomia de 300 Km, enquanto os lançamentos mais elaborados chegam a 600 Km. Esta limitação na autonomia pode dificultar viagens longas, que precisam ser feitas com intervalos para recargas.

Baterias pesadas e longo período de recarga: Mesmo com os avanços tecnológicos, as baterias dos veículos elétricos ainda têm peso consideravelmente alto em relação aos veículos tradicionais. Em alguns modelos, a bateria de íons de lítio soma 450 kg e sua recarga pode demorar de 6 a 8 horas em uma tomada normal de 220v.

Número baixo de postos de carregamento : Com pouquíssimos pontos de recarga espalhados pelo país, os carros elétricos encontram dificuldades para serem recarregados em rodovias. Por enquanto, a forma mais prática de carregar a bateria é em tomadas domiciliares, o que pode ser um grande empecilho para quem deseja viajar nestes veículos.

Entretanto com todas as desvantagens que ainda apresenta, os carros elétricos tem sido a grande aposta para o futuro, e por isso nos da Brasil Peças lhe perguntamos:

E aí! Você compraria um carro elétrico?

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Carros elétricos ainda são raridade no Brasil, mas por gerar menor impacto no meio ambiente são uma tendência no mercado e a Santos Brasil já está pronta para receber cada vez mais automóveis desse tipo. […]