Últimas Notícias

Chinesas de volta ao Setor Automotivo no Brasil

As montadoras chinesas apostam na retomada do crescimento do mercado automotivo para tentar uma nova ofensiva comercial no Brasil, já que a primeira não lhes deu a relevância esperada.

Nos últimos cinco anos, as oito marcas chinesas que atuaram aqui venderam 96 mil unidades. O montante representa quase a metade do que um único modelo, o Chevrolet Onix, emplacou somente em 2017 (188,6 mil unidades).

Das oito empresas que se aventuraram no país restaram apenas três: JAC Motors, Chery e Lifan. Outras como Changan, Hafei, Jinbei,Geely e BYD estão com as atividades suspensas.

A JAC planeja vender oito mil veículos em 2018. A empresa chegou em 2011 ao mercado brasileiro e emplacou 23,7 mil veículos no primeiro ano. Em 2017, foram apenas 3,8 mil unidades.

O fim da cota para importações, de 4,8 mil carros por ano, é um dos motivos do otimismo. A empresa que ultrapassasse o limite era sobretaxada em 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de acordo com o Inovar-Auto, regime automotivo que vigorou até 31 de dezembro de 2017.

Além do fim da cota, a esperança dos fabricantes chineses que insistem no Brasil está na leve arrancada do mercado. Em 2017, foram comercializados 2,43 milhões de unidades, crescimento de 9,36% em em relação a 2016, o primeiro depois de quatro anos seguidos de declínio.

Depois do recorde alcançado pelo mercado brasileiro de automóveis em 2012, quando foram vendidas 3,7 milhões de unidades somando automóveis e comerciais leves, as vendas despencaram. “Os planos que foram feitos desmoronaram”, afirma o presidente do grupo SHC, Sérgio Habib, representante da JAC.

A construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, foi abortada. A JAC foi descredenciada do Inovar-Auto (que também dava incentivos para quem construísse uma fábrica) e é cobrada pelo governo baiano. O valor da dívida não é público. O plano de Habib agora é construir a fábrica em Goiás. A conclusão está prevista para o final de 2019, com capacidade de 35 mil unidades por ano.

Outra chinesa, a Chery, tem uma linha de produção quase fantasma. A fábrica de Jacareí (SP), com capacidade para 50 mil unidades por ano, produziu 3 mil em 2017.

A Caoa assumiu a operação da empresa no final de 2017 e a estratégia, segundo o presidente da empresa, Mauro Correia, é usar a experiência do grupo em vendas para impulsionar a comercialização. “Mas sabemos que neste ano não vamos chegar perto da capacidade anual da fábrica (50 mil)”, diz Correia.

Fonte: Folha de S. Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/02/1954900-chinesas-voltam-para-o-setor-automotivo.shtml

2
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

[…] marca de 11,5 mil unidades vendidas na plataforma de repasse da AutoAvaliar, marketplace líder no Brasil na comercialização de automóveis entre concessionárias e […]

[…] ser vendido por aqui, o Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a mais […]