Com possível redução do IPI, carros elétricos ganham fôlego no Brasil

Carro elétricos
Aguardando o anúncio do Governo de redução para 7% do imposto sobre produtos industrializados, veículos sem combustão são tema de evento em São Paulo.

Redução do IPI – Os carros elétricos e híbridos estão ganhando cada vez m+qual diferença entre hibrido e eletricoais espaço em cidades importantes do mundo, como Paris, Londres, Munique, entre outras. E o Brasil parece não querer ficar para trás.

Seguindo o movimento internacional, o Governo brasileiro deve anunciar em breve a redução do IPI da taxa máxima de 25% para 7%, que ficará igual ao imposto atual dos carros tradicionais com motor 1.0. O objetivo é incentivar a compra deste tipo de veículo no Brasil, já que, consequentemente, o valor de venda será menor.

Segundo estudo recente realizado pela Fundação Getulio Vargas, a frota mundial de veículos para passageiros foi de 2 milhões em 2016, um número pequeno, mas com grande potencial de crescimento em virtude das ações governamentais ao redor do mundo. Em 2020, a previsão é que o número chegue a 13 milhões e, em 2030, a 140 milhões, ou 10% da frota total de carros.

A França e Reino Unido, por exemplo, anunciaram recentemente que pretendem acabar com a frota de veículos novos movidos a gasolina e a diesel até 2040.

Além do incentivo do Governo, os consumidores e empresários do setor ganharam mais um incentivo para investir em carros elétricos. É que a cidade de São Paulo vai sediar em setembro o Salão Latino Americano de Veículos Híbridos e Elétricos. Esta não é a primeira edição da feira de negócios, mas, este ano, o evento será realizado por uma das maiores produtoras de feiras do mundo, a NürnbergMesse Brasil.

Também será a primeira vez que o evento abrirá as portas para o público final e terá um congresso sobre infraestrutura, mobilidade e motores elétricos, organizado por uma empresa especializada em conteúdo e pesquisas de mercado, a Hiria.

O evento promete trazer toda a estrutura e as tecnologias que estão a caminho da indústria automobilística e que vão invadir as cidades brasileiras que buscam mais mobilidade e menos emissão de gás carbônico. O Salão Latino Americano de Veículos Híbridos e Elétricos será realizado de 18 a 20 de setembro de 2018, no Transamerica Expo.

Os profissionais do setor terão a oportunidade de assistir palestras e participar de debates sobre “Marcos regulatórios, regulamentos e políticas de incentivo”, “Cenários e expectativas para o mercado brasileiro de veículos e mobilidade elétrica”, “Geopolítica e novo modelo de cooperação entre indústrias e setores”, “Matéria-prima e baterias”, “Novos paradigmas para a nova geração de baterias”, entre outros assuntos importantes para a atualização do mercado brasileiro de veículos elétricos.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Retomada pós Inovar-Auto - Jornal Brasil Peças
  2. Substituto do Inovar-Auto pode chegar em outubro - Jornal Brasil Peças
  3. Proposta isenta de IPI automóveis híbridos - Jornal Brasil Peças
  4. O fim dos 30 pontos de IPI - Jornal Brasil Peças

Comentários não permitidos.