Em competitividade industrial, Brasil só vence a Argentina

1
7
competitividade industrial-Brasil e argentina-EUA e China

O setor industrial do Brasil segue em desvantagem em relação aos seus principais concorrentes. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a indústria brasileira só é mais competitiva que a da Argentina.

Diferente de grandes pesquisas internacionais, o levantamento da CNI se concentra em medir a competitividade industrial de 18 países cuja estrutura econômica e de exportação é parecida com a do Brasil. Assim, é possível captar de forma mais fiel um avanço ou retrocesso do setor no Brasil.

A Coreia do Sul é a economia com melhor desempenho, segundo a publicação. Ela é seguida por Canadá e Austrália.

A competitividade é um fator bastante importante para o setor industrial – é ela que garante vantagem na concorrência do comércio internacional. “O Brasil não conseguiu acelerar a agenda da competitividade”, disse o gerente-executivo de pesquisas da CNI, Renato da Fonseca. “A indústria brasileira precisa correr mais do que os outros países se quiser avançar.”

O estudo da CNI analisou diversos fatores da indústria para classificar a competitividade do setor em cada país. Veja os destaques apontados sobre o Brasil:

O Brasil ocupa a lanterna em disponibilidade e custo de capital. É mais caro investir aqui que em outros países;

O Brasil tem o terceiro pior ambiente macroeconômico e de negócios entre os países analisados;

Em educação, o Brasil aparece na 11ª colocação. Nesse quesito, o país gasta o mesmo do que as principais economias, mas tem resultados abaixo do esperado;

O Brasil vai melhor em disponibilidade e custo de mão de obra. A indústria brasileira está na sexta colocação, atrás apenas de Peru, Índia, Chile, Turquia e Colômbia.

1
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

[…] concorrência será cada vez mais abissal e será mais do que necessário diferenciar-se para se destacar dos […]