Comprar um Imóvel ou um Fundo Imobiliário?!!

O Fundo Imobiliário é uma maneira de investir em imóveis, ou papéis com lastro imobiliário, de forma indireta e descomplicada. Trata-se portanto de um jeito prático e inteligente de investir no mercado imobiliário sem ter que comprar um imóvel de fato. Vou explicar em detalhes. Para adquirir um imóvel precisa-se de um alto valor inicial para compra. Além dos custos com registro deste imóvel, outras despesas mensais como : IPTU, Taxa de Incêndio, Condomínio e despesas com manutenção geram uma despesa mensal para a pessoa que o adquiriu. Para que esse imóvel seja lucrativo é necessário ter uma boa receita de aluguel para cobrir essas despesas e gerar lucro.

Fundo Imobiliário, mercado imobiliário,imóveis

Em se tratando de Fundos Imobiliários, a situação muda bastante. Podemos adquirir apenas uma cota de fundo no mercado a vista, isto é, podemos começar com um valor baixo neste tipo de investimento. Despesas mensais que o imóvel gera o Fundo Imobiliário não tem. Os Fundos Imobiliários costumam investir em prédios comerciais, galpões de logística , shopping centers o que gera para os cotistas um aluguel mensal livre de Imposto de Renda, isto mesmo, uma receita mensal livre de IR para pessoas físicas. Além do ganho mensal com aluguel, as cotas do fundo se valorizam ao longo do tempo. Seria como seu imóvel valendo mais de tempos em tempos. Ao contrário de ter um imóvel, as cotas dos fundos podem ser vendidas parcialmente, isto é, não precisa se desfazer de todo investimento no fundo, ao contrário de um apartamento por exemplo que se tem que vendê-lo pelo todo.

Apesar das cotas serem vendidas em Bolsa de Valores como Ações de empresa, ao longo do tempo percebe-se uma leve variação do preço. A baixa oscilação se deve ao fato de que este tipo de investimento é para quem deseja ficar com as cotas por um longo período se beneficiando do ganho com aluguel livre de IR.

Gostou da informação? Então nos escreva para alexbcruz@bpinvest.com.br, iremos tirar suas dúvidas pessoais.

Alexandre Cruz, Assessor de Investimento

Certificação ANCORD