Corrida de carros autônomos

Empresa de tecnologia é escolhida para ser a única fornecedora de solução para georreferenciamento

A Trimble, referência global em soluções tecnológicas à base de geolocalização, se une ao Roborace, campeonato de automobilismo com veículos totalmente autônomos elétricos – uma espécie de Fórmula 1 sem pilotos em nenhum dos carros de corrida. A primeira temporada do campeonato tem início em setembro de 2021.

Como parte da aliança de tecnologia e marketing entre as empresas, a Trimble vai fornecer para todos os carros participantes a solução de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System). Isso significa que os veículos serão guiados por um conjunto de satélites que garantem o máximo de precisão. Em contrapartida, a Trimble utilizará a plataforma de mídia Roborace nas iniciativas de marketing global.

Segundo o chefe do campeonato Roborace, Chip Pankow, existe uma constante busca pelo melhor da tecnologia para incorporar nos carros. “Estamos entusiasmados em anunciar esta aliança. A Trimble é líder no mercado e tem uma solução perfeita para nós. Estes sistemas GNSS-inerciais serão utilizados em todos os veículos participantes do campeonato”.

A Trimble fornece aos fabricantes de veículos on-road e off-road a experiência em tecnologia e engenharia necessária para apoiar e aumentar seus programas de desenvolvimento e produção de veículos sem motorista. Os sistemas oferecem uma solução de navegação totalmente personalizável e incluem integração e serviços de engenharia, hardware testado em campo e software para posicionamento de alta precisão. Além disso, a tecnologia permite avaliações altamente precisas de todo o ambiente de 360 ​​graus ao redor de um carro para produzir uma representação real, essencial para o sucesso da autonomia do veículo.

Sobre Roborace

Em 2019, Roborace organizou a Temporada Alpha, que consistia em 4 eventos de corrida para testes com várias equipes independentes competindo entre si pela primeira vez. Isso gerou mais de 36 milhões de visualizações nos vídeos. Também estabeleceu o Recorde Mundial do Guinness por ter o carro autônomo mais rápido do mundo, atingindo a marca de 282,42 km/h.

Em setembro de 2020, Roborace começou a série Beta com seis equipes competindo em vários locais até maio de 2021. Apresentou 12 corridas e envolveu elementos de realidade mista apelidados de “Roborace Metaverse”.

Sobre a Trimble:

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.