Cuidados com o pneu – Final de ano, mês de festas e período das férias de verão é um ótimo momento para colocar o pé na estrada e viajar com a família e amigos. Mas antes, medidas devem ser tomadas para verificar diversos aspectos do carro. A segurança, seja em uma viagem rápida ou longa pelas estradas, está ligada particularmente à condição dos seus pneus.
É sempre bom recordar que o carro está ligado ao asfalto através dos pneus, rodando sobre a superfície da pista e garantido uma viagem tranquila e segura.
Partindo dos sulcos, o desenho formado pelos relevos e ranhuras, quando gastos a uma espessura de 4 mm, não são mais capazes de oferecer a aderência necessária no caso de asfalto molhado ou escorregadio. Uma verificação semanal e progressiva pode determinar com antecedência se esse limite foi alcançado.
Quando apenas dois pneus do veículo precisam ser substituídos, é bom lembrar que utilizar o mesmo tipo de pneu, considerando os que já estavam no veículo, irá garantir os níveis máximos de segurança com relação à aderência ao asfalto, e também em termos de eficiência de rodagem. Além disso, não é aconselhado o uso de pneus radiais e não radiais no mesmo carro ao mesmo tempo. Isso só poderá ser feito em casos de extrema necessidade e por um período curto de tempo. Os pneus radiais devem ir no eixo traseiro e os não radiais no eixo frontal. Em qualquer caso, quando apenas dois pneus forem substituídos, os novos devem normalmente ser colocados no eixo traseiro, independente da tração do carro, para evitar uma sobreviragem acentuada ou um perigoso efeito pêndulo.
O flanco também é outra área sensível do pneu que é prejudicada especialmente ao se estacionar muito perto da guia da calçada. Essa área também está sujeita a perfurações, geralmente causadas por objetos afiados no asfalto. Sempre verifique o flanco antes de iniciar a viagem. Se houver saliências que você considere suspeitas ou cortes visíveis, é recomendável contatar um especialista para identificar o problema e evitar consequências perigosas durante sua viagem. As mesmas verificações devem ser realizadas no estepe. Verifique se este encontra-se em boas condições. Normalmente, mesmo que não seja utilizado com frequência e apesar do fato de estar em boas condições, um pneu perde sua eficiência de rodagem depois de dez anos.
Desgastes, cortes e anomalias visíveis no pneu são, portanto, aspectos que não devem ser subestimados, mas a pressão dos pneus é tão crucial quanto para a eficiência e o comportamento adequado dos pneus. Por exemplo, o desgaste excessivo pode surgir da pressão incorreta ou pode estar relacionado a um problema mecânico oculto.
Além de verificar os pneus, antes de viajar é aconselhável consultar um especialista para um check-up completo do veículo. Uma inspeção precisa dos sistemas de frenagem, do motor e da parte elétrica em uma oficina autorizada irá protegê-lo de quaisquer perigos ocultos. As dicas e informações técnicas são da Pirelli Pneus.