Dirigir um carro com o conforto do câmbio automático tem conquistado cada vez mais os consumidores,o câmbio automático já foi considerado um item supérfluo, hoje se tornou um item que faz toda diferença na hora do consumidor adquirir o veículo. As própria montadoras vem percebendo isso e lançando cada vez mais modelos com esse tipo de transmissão.
Entretanto com o aumento da aquisição de veículos com sistema automático, vem as dúvidas dos cuidados que devemos ter para preserva-ló.Por esse motivo nos do Jornal Brasil peças trouxemos dicas de cuidados para os seus consumidores.
- Não coloque o carro em ponto neutro ao parar no farol.
A atitude de colocar o carro no ponto morto(neutro) ao parar no sinal vermelho é equivocada, segundo os especialistas. E pode encurtar a vida do câmbio automático do seu veículo.
- Jamais altere o software ou utilize chip para aumento de performance.
Muitas pessoas mexem no software original ou colocam chips para aumentar a performance, pois eles alegam que ao comparar com um veículo de câmbio manual, os veículos de câmbio automático tem uma grande perda.
- Troque o óleo do câmbio no tempo certo.
Uma dica simples, porém extremamente necessária é a troca do óleo no tempo certo. Lembrando que a troca deve ser feita por um profissional e que o tempo depende do modelo do carro.
- Não acelere o carro quando o câmbio estiver no “neutro”.
Acelerar quando o carro estiver no neutro não torna a arrancada do veículo”mais veloz”, mas traz um grande desgaste nas cintas da embreagem.
Vale lembrar que a troca das cintas custará bem caro ao mau condutor.
- Tanque vazio
Dirigir o carro na reserva ou o “cheiro” como dizem por ai é uma prática que prejudica muito quem tem carro automático.
- Não desengate o câmbio automático com o carro em movimento.
Cuidados que devemos ao fazer isso, a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios.Isso certamente causará danos ao câmbio com o passar do tempo. Alguns do modelos mais novos, não permite que o câmbio seja mudado para a posição”P” (parking) com o carro em movimento, justamente para prevenir a quebra da transmissão.
- Evite a “banguela”
Você deve estar se perguntando: “banguela em um carro automático? Como assim?” O problema é que têm alguns motoristas que acreditam que colocar a alavanca no N (Neutro) durante uma ladeira é uma ótima maneira de economizar combustível. Só que eles se esquecem que essa atitude causa um esforço maior no sistema de freios. Pois,assim como em um carro manual desengrenado, o câmbio não irá auxiliar o trabalho da frenagem.
Ou seja essa prática de colocar o carro no N pode ainda proporcionar um problema adicional como o desgaste do acelerador. É que o mecanismo de câmbio automático trabalha sob grande pressão de óleo. Na “banguela” essa pressão é menor, o que pode prejudicar a lubrificação, principalmente se o veículo estiver em movimento. Por tudo isso, o ideal é você deixá-lo sempre na posição D (Drive) ou, se a sua caixa tiver a opção de trocas sequenciais, colocar uma marcha mais forte.